Wook, “a maior livraria portuguesa online” já está no telemóvel
O grupo Porto Editora desenvolveu uma versão móvel do site Wook. A app permite comprar livros, filmes ou "software" a partir de qualquer "smartphone" ou "tablet"
É uma espécie de Amazon portuguesa. Com cerca de 400 mil clientes espalhados por vários pontos do globo e seis milhões de produtos disponíveis, o site Wook chega agora a todos os "smartphones" e "tablets" através de uma versão “mobile”, apresentada em Abril pelo grupo Porto Editora.
Isto significa que se pode comprar um livro, filme ou jogo enquanto se anda de comboio, de metro — de carro também mas, de preferência, se o comprador não for o condutor. A versão visa facilitar o acesso ao site, que conta com mais de 100 mil visualizações diariamente, e a consequente leitura dos conteúdos do mesmo, mas não só. “É uma forma de acompanhar os tempos e a grande adesão das pessoas às novas tecnologias”, explica ao P3 Paulo Gonçalves, responsável pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da Porto Editora.
Dividida em três categorias chave (livros, "software" e filmes) a valência mais significativa da Wook é mesmo o livro. Dos romances às ciências exactas, passando pela banda desenhada e pela culinária, aqui há literatura para todos os gostos e em quatro línguas diferentes. A principal vantagem, garante Paulo, é a comodidade.
Comodidade com desconto
Se, anteriormente, para aceder a este mercado virtual era necessário ter um computador com ligação à internet, a tarefa agora simplificou-se, sendo possível comprar um livro, jogo ou filme a partir de qualquer suporte móvel munido da tecnologia Android, IOS ou Windows Mobile. Acresce à comodidade um desconto no preço: dez por cento em qualquer produto.
Criada em 1999 ainda com o nome Webboom, a Wook, frisa, é a maior livraria online portuguesa: “Tudo o que está editado nós temos disponível. Mesmo aquelas edições raras, que só encontrávamos nos alfarrabistas, tentamos encontrar através dos contactos.” Paulo, que considera que os hábitos de leitura dos portugueses têm registado um aumento significativo nos últimos anos, acredita que este mercado "online" “tem ainda muito para crescer”. Portugal, Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha integram, por esta ordem, o “top cinco” de compradores num universo de quase cem países.