Re-Make: as paredes de Lisboa estão mais coloridas
As paredes da capital pertencem a alunos das escolas de Belas Artes, Arquitectura e Design de Lisboa e do Porto. É o que acontece quando se cruzam a "street art" e a reabilitação urbana
Imagina que abres a janela do teu quarto, ou a porta de tua casa, e que o muro em frente, cinzento e degradado, está pintado de fresco, com cores a ilustrar uma história, como se fosse um portal para outro mundo. É isso que acontece, esta semana, em Lisboa, depois de os criativos do projecto Cin Re-Make, feito em parceria com a câmara, colorirem a cidade.
Pela quinta vez, as paredes da capital pertencem a alunos das escolas de Belas Artes, Arquitectura e Design de Lisboa e do Porto. A cada escola coube desenvolver trabalhos inspirados num tema e reproduzir em tela aquilo que a criatividade lhes permitir. Este ano é ano de deixar os irmãos Lumière orgulhosos e, para isso, o mote é o cinema.
As propostas da ETIC, do IADE, da RESTART, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, da Universidade Católica do Porto, da Escola Superior de Artes e Design e da Escola Superior Artística do Porto estão expostas, até ao final de Novembro, em algumas das principais artérias da cidade: muro da Avenida de Ceuta, muro da Rua José Gomes Ferreira, às Amoreiras, e muro da Avenida General Norton de Matos, em Benfica.
Os muros acolhem desenhos que partem da visualização de uma curta-metragem feita especialmente para o evento e que conta a história de um menino que, depois de encontrar o amor, deixa de ver a cidade a preto e branco, para passar a vê-la a cores. O nome, como não podia deixar de ser, é “Cidade Colorida” e o actor José Fidalgo é a voz do personagem principal.
Na edição deste ano, há uma novidade, que consiste num muro em aberto, como uma tela em branco, para que um outro artista possa participar num passatempo, entregando uma proposta gráfica baseada na curta-metragem. Se ganhar, pode ver a sua arte exposta num muro da Avenida do general Norton de Matos durante quatro meses. Comecem a pensar, têm até dia 4 de Junho.
O CIN RE-MAKE já foi premiado a triplicar e nas edições prévias, a escrita de José Luís Peixoto e a música de Tiago Bettencourt foram as inspirações para retirar as paredes do cinzentismo em que estão embrulhadas. Reinaldo Campos, director de marketing da CIN, diz que a CIN é “pela cor e pela inovação em todas as suas vertentes” e acrescenta que “há cinco anos” que partilham essa “paixão com a cidade de Lisboa através do CIN RE-MAKE, um projecto de intervenção urbana através da cor”.