Cerveira vai ter um Creative Camp no mês de Julho

A primeira edição do evento internacional de criatividade realiza-se entre os dias 8 e 22 de Julho e vai receber 120 jovens criadores

Fotogaleria
Manuel Roberto/arquivo
Fotogaleria
Manuel Roberto/arquivo

O concelho de Vila Nova de Cerveira vai receber, em Julho, 120 jovens criadores para a primeira edição do Cerveira Creative Camp, um novo evento internacional de criatividade.

A iniciativa é promovida pelo Canal 180, em conjunto com a autarquia local e a Fundação Bienal de Cerveira e vai decorrer entre 8 e 22 de Julho. “Acolhemos a iniciativa com muito entusiasmo, porque vem ao encontro do que Vila Nova de Cerveira tem feito em prol da arte, criatividade e empreendedorismo, nomeadamente através da nossa bienal. Este evento vem consolidar todo esse investimento que temos feito”, explicou José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara local.

Ao todo, serão 120 jovens criadores de diversas áreas artísticas, com idades entre os 16 e os 25 anos, para duas semanas de criação de vídeo, intervenção urbana, masterclasses ou workshops. “Será um ponto de encontro para alguns dos mais notáveis criativos nacionais e internacionais, onde a criatividade é a rainha, aliada à coroa da inovação”, explica fonte da organização, a cargo do Canal 180.

O Cerveira Creative Camp será também “uma porta aberta para os novos fenómenos de comunicação e de expressão artística” e “uma homenagem a uma nova geração de criadores multidisciplinares”. O cineteatro da vila, a fortaleza e a Incubadora de Indústrias Criativas serão os espaços que acolhem a iniciativa.

Entre os participantes contam-se o colectivo português Like Architects, que pretende desenvolver com os participantes um conjunto de intervenções urbanas de diferentes escalas e características, ainda Brett Novak, realizador norte-americano de referência nos vídeos de skate, ou Kirsten Lepore, jovem realizadora de filmes de animação.

O Cerveira Creative Camp contará com João Seabra, cofundador da Jump Willy e vencedor do The Young European Creative Talent, em 2009, e Filipe Melo, professor, orquestrador e argumentista, que se dedica à música e cinema. O evento acolhe, ainda, o dinamarquês Andreas Johnsen, descrito pela organização como “um dos maiores representantes da nova geração de realizadores”, que “dá a volta ao mundo à procura de histórias para contar”.

“Este evento internacional de criatividade pretende ser uma marca no campo da criação em novas áreas artísticas e em novos formatos”, remata a organização.