Delightfull: design de candeeiros portugueses é Tendência 2012
Delightfull foi eleita marca de tendência, na Light and Building, a maior feira europeia do género, com peças inspiradas num estilo "vintage"
Criada em 2008, após a falência de uma das empresas do grupo Menina Design, a marca Delightfull foi distinguida na maior feira europeia de iluminação. A feira Light and Building elegeu a marca portuense, com sede em Rio Tinto, como Tendência 2012.
A Delightfull conta com uma equipa própria de designers que criam modelos "inspirados nas tendências 'vintage' dos anos 50, 60 e 70, das peças mais marcantes de iluminação", explica ao JPN Ana Gomes, responsável pela direcção de "marketing" da empresa.
O grupo Menina Design aposta na internacionalização e tem como "esforço e missão elevar o design nacional à escala mundial", afirma Ana Gomes. Em 2005, outra das marcas do grupo, a Boca do Lobo, "abriu portas" para levar a Delightfull além fronteiras e, hoje, a marca de iluminação já é representada sozinha em feiras internacionais.
"A inspiração 'vintage' tem sido o grande factor de destaque", explica a responsável. O conceito da marca recai na música jazz e soul e encarna o estilo de grandes músicos da história. "Conseguimos peças diferentes mas com inspiração de outros anos, como peças de Sinatra Sinatra".
Os principais clientes são arquitectos e designers de interiores, mas as peças acabam por chegar ao público, "que pede aos arquitectos e designers responsáveis pelos projectos das suas casas para incluirem as peças da marca", explica.
A marca Delightfull faz por se dinstinguir do resto do mercado, onde as peças contemporâneas e de cristais são mais vincadas. "A oferta do mercado não é muito virada para o 'vintage'" e a aposta da marca de iluminação passa por apresentar peças diferentes e inspiradoras.
Aumento de vendas
"Só temos uma colecção, a Heritage, que tem sido alimentada com peças novas" e a linguagem das peças é alimentada pela "herança do que o design nos deixou há alguns anos", diz. A marca portuguesa de iluminação não se pode queixar da actual conjuntura. "Felizmente, com todas as marcas do grupo, vendemos mais este trimestre do que no ano passado, até ao final do primeiro semestre".
Com o reconhecimento da imprensa internacional, "sobretudo da Alemanha, países nórdicos e Reino Unido", a marca adquiriu notoriedade e credibilidade junto dos mercados internacionais.
O facto de ter sido eleita tendência na primeira participação, "ajuda a criar confiança no consumidor do outro lado do mundo". Para poderem continuar a investir na divulgação e reconhecimento da marca, o grupo contratou mais "marketeers" e duplicou a equipa de trabalho.
"Temos 'marketeers' a trabalhar em cada mercado e a tentar entrar nas lojas específicas e importantes para a marca", explica a responsável pela direcção do marketing.