Será uma garrafa de aguardente mascarada de perfume? Está emoldurada para afixar na parede? Chama-se Magistra, é uma aguardente da Esporão e valeu ao gabinete White Studio, do português Eduardo Aires, o prémio Platina na categoria Packaging (embalagens) na competição promovida pela publicação internacional de comunicação visual Graphis.
"É uma espécie de mini-Pritzker do design", reagiu, em declarações ao P3, o designer, para quem este é "um dos mais prestigiados" galardões da área.
A competição da Graphis distingiu os 100 projectos com melhor design de 2012 ("100 Best in Design 2012"), mas apenas nove receberam a platina. O produto realizado pelo White Studio surge lado a lado de um livro criado pelo gabinete do conceituado Stefan Sagmeister.
Aguardente vínica emoldurada
A garrafa de aguardente vínica já está no mercado e custa cerca de 140 euros. Tem uma "embalagem especial", envolta numa moldura de madeira, que remete "para um produto de perfumaria", descreve Eduardo, que não estava à espera de vencer este galardão tão "disputado". "Quando concorro é para ganhar, mas pensava que ia ser apenas seleccionado."
Esta foi a primeira vez que submeteu em nome próprio um produto num concurso internacional, o que o leva a apontar algumas críticas a Portugal. "Já fiz tanto trabalho na área do vinho e nunca nenhuma publicação nacional o valorizou", condena.
Professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Eduardo Aires sublinha que esta "é a hora certa para apostar no design". "[Portugal] é um país deprimido e apostamos muito pouco no que é nacional, mas [o design] está bem, recomenda-se e tem muito potencial."
Para além da platina ao White Studio, a agência norte-americana distinguiu mais três portugueses com ouro: Sérgio Alves, de 22 anos, na categoria Posters; João Machado com um livro sobre selos; e, por fim, a Sonae, pelo design da sua imagem corporativa.