Gostamos de olhar para Kim Jong-il a olhar para coisas
É talvez o Tumblr mais conhecido do mundo sobre Kim Jong-il, e é do português João Rocha. Nele, Kim só olha para coisas
Se o Tumblr de João Rocha era famoso antes da morte de Kim Jong-il, mais ainda ficou após a partida do “Querido Líder” da Coreia do Norte. Kim morreu, mas “Kim Jong-il looking at things” não. Foi isso que João, 26 anos, director de arte em Lisboa, respondeu há dias ao “Washington Post”, ao “Wall Street Journal” e a outros títulos internacionais. Ao P3 disse que o arquivo de fotos de Kim a olhar para coisas ainda é vasto. Começou a 26 de Outubro de 2010.
Em Junho de 2010, Portugal goleou a Coreia do Norte por 7-0. De que forma é que isso influenciou a criação do teu Tumblr?
Em absolutamente nada (desculpa, Cristiano). Infelizmente, para tristeza do meu pai, não sou particularmente fã de futebol. Sou sportinguista, é verdade, mas se me perguntares quem é que joga a defesa direito na equipa, não te sei dizer.
Nessa altura, qual era a tua relação com o Kim Jong-il?
Tirando as alturas em que o regime era notícia no jornal da noite, regra geral por ameaçar atirar um míssil qualquer ou afundar um navio qualquer, a minha relação com a figura dele era mínima. Sabia quem era, mas não aparecia sequer no Top 100 de coisas com que me devia estar a preocupar naquele preciso momento.
E agora, passadas 260 fotos (mais ou menos), com que impressão ficaste dele?
Prefiro não assumir nada. A propaganda, como é o caso destas fotos, serve um objectivo específico. E raramente é o de retratar a realidade tal como ela é.
Como é que passaste o dia da morte de Kim Jong-il?
Acordei com 89 e-mails para ler. Foi quando percebi que alguma coisa tinha acontecido. O resto do dia passei a verificar o e-mail e o twitter de 5 em 5 minutos, e a responder a perguntas de jornalistas. Só espero que os meus chefes não leiam o P3...
Qual foi a coisa mais espectacular para onde Kim Jong-il olhou?
Ele olha sempre para coisas bastante inofensivas, mas a parte mais engraçada é a expressão facial dele. 7 em cada 10 vezes tenho quase a certeza que ele não faz a mínima ideia para o que está a olhar.
O Tumblr do Cavaco Silva também é teu? Se não, o que é que tens a dizer desse "copião" de conceito?
Não é meu, mas perguntam-me isso constantemente. Não é o primeiro a fazê-lo, o ano passado lembro-me de me terem mostrado o Zapatero mirando cosas. Mas não acho que seja a mesma coisa. No caso do Kim Jong-il havia um culto de personalidade, ele era representado em toda a literatura oficial como um deus e no Ocidente os media sempre o caracterizaram como um ditador lunático com a mão no gatilho e a arma carregada. Em contraste, tinhas fotos dele a olhar para coisas. Isto é “nonsense”, isto é comédia. O Cavaco a olhar para coisas não é particularmente fora do comum, ou de expectável sequer...
Já agora, o que é que tens a dizer dos blogues inspirados no teu, que andam por aí?
O mais famoso é o Kim Jong-un looking at things (o do filho), mas sabes, não acredito que vá funcionar. O pai chegou ao poder em 1994 e o blogue só começou no final de 2010. Nesses 16 anos, existem cerca de 600 fotos do “Querido Líder” (as fotos que já coloquei mais as que ainda tenho em arquivo). O que significa que eles disponibilizaram, em média, uma foto a cada dez dias. Isto é a Internet, dez dias é imenso tempo. O blogue teve sucesso porque eu o actualizei regularmente e tinha fotos suficientes para o fazer. Com o filho vai ser difícil, mas se conseguir, não tenho problema nenhum com isso.
Indica-nos dois ou três Tumblr com o mesmo conceito, ou visualmente interessantes, que costumas seguir.
O mais engraçado com o Kim Jong-il é o Kim Jong-il dropping the bass. Especialmente, porque as fotos estão muito bem montadas. O Feminist Ryan Gosling, porque é simplesmente genial, e o Selleck Waterfall Sandwich, porque, algures neste vasto mundo, alguém anda a fazer “photoshops” do Tom Selleck, numa cascata, com uma sanduíche. Adoro a Internet.