O músico norte-americano Noah Lennox, conhecido como Panda Bear, dos Animal Collective, vive em Lisboa, mas é raro actuar em Portugal. Em Novembro e em Dezembro dará dois concertos para apresentar aos portugueses o álbum “Tomboy”.
No dia 25 de Novembro estará na discoteca Lux, em Lisboa, e a 4 de Dezembro na Casa da Música, no Porto, anunciou a promotora Filho Único.
Estes são os primeiros concertos de Panda Bear em Portugal, desde que lançou em Abril o álbum a solo “Tomboy”, embora muitas das músicas já tivessem sido experimentadas ao vivo no começo do ano passado, ainda o disco estava em elaboração.
Para a promotora Filho Único estes são dois raros concertos de um dos “cidadãos imigrantes mais ilustres”, porque Noah Lennox escolheu Lisboa há vários anos para viver, com a família, mas são esporádicas as aparições em palco.
Quarto disco
Noah Lennox, baterista dos Animal Collective, tem seguido um percurso a solo com o nome Panda Bear. “Tomboy”, editado este ano, é o quarto disco a solo e assenta em experimentações em torno da guitarra, com efeitos eletrónicos.
Panda Bear é considerado pela crítica especializada um dos mais criativos renovadores da pop experimental recente, que recorre à voz e ao "sampler" para corporizar todas as melodias que lhe surgem na cabeça.
Pela repetição melódica, meio hipnótica, pelo modo de cantar, há quem compare as suas músicas a uma síntese entre a pop dos Beach Boys, ainda mais dançável, e um cântico religioso.
Entre as canções de “Tomboy” contam-se “Slow Motion”, “Last Night at the Jetty” e “Benfica”.
Este ano, Panda Bear esteve com os Animal Collective num concerto no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.