R2 Design vence "Premier" por projecto na Casa do Conto

Artur Rebelo e Lizá Defossez Ramalho distinguidos com o galardão "Premier", pela International Society of Typographic Design, pelo projecto desenvolvido na Casa do Conto, no Porto

Foto
Nelson Garrido

O amor uniu-os, mas também é a paixão pelo design que os mantém sempre juntos. O casal Lizá Ramalho e Artur Rebelo fundou em 1995 o atelier R2 Design, um estúdio especializado em design de comunicação visual, no Porto, que, só este ano, já mereceu quatro prémios. Recentemente o seu trabalho foi distinguido com o galardão "Premier", pela International Society of Typographic Design (ISTD), no âmbito do projecto desenvolvido na Casa do Conto “arts & residence”, no Porto.

A Casa do Conto é um hotel de charme num edifício de cariz burguês, do século XIX. Poucos dias antes da inauguração, em 2009, um incêndio destruiu-o. Lizá e Artur convidaram escritores e arquitectos ligados ao Porto para produzir conteúdos textuais que, hoje, se encontram gravados nos vários tectos da casa, sob a forma de "composições tipográficas, cofradas e recortadas em baixo relevo."

Para além do "Premier", a dupla arrecadou, ao longo de 2011, o prémio de ouro dos European Design Awards 2011 e o Red Dot, na variante de design de comunicação. Também a Society of Environmental Graphic Design lhes atribuiu o prémio de mérito por considerar o trabalho desenvolvido na Casa do Conto um "projecto de design notável, pela integração do trabalho gráfico na arquitectura, bem como pela sensibilidade, compreensão e criatividade."

Foto
Vai com Deus, instalação na fachada da Ermida Nossa Senhora da Conceição, 2008 DR

Entre a extensa lista de clientes do R2 surgem, a título de exemplo, nomes como o Museu Colecção Berardo, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Museu de Serralves ou o do arquitecto Eduardo Souto Moura.

Foto
Lizá e Artur convidaram escritores e arquitectos para criar textos para os tectos da Casa do ContoFernando Veludo/nFactos
Sugerir correcção
Comentar