Samsung apresenta novo Android 4.0
Produto já vem equipado com a versão 4.0 do Android, que combina o "software" usado nos "tablets" com o dos "smartphones"
A Samsung apresentou esta quarta-feira, dia 19 de Outubro, em Hong Kong o seu novo "smartphone" em parceria com a Google. É o primeiro aparelho a ser equipado com a versão 4.0 do sistema Android, que combina o "software" usado nos "tablets" com o dos "smartphones".
A apresentação conjunta do Samsung Nexus Prime aconteceu as 10h em Hong Kong (3h da madrugada em Lisboa), depois de ter sido adiada devido à morte de Steve Jobs. O novo sistema apresentado promete entrar em força no mercado e concorrer com a gigante Apple, que apresentou recentemente o iPhone 4S.
A Samsung é dos fabricantes que mais tem apostado em telemóveis com o sistema Android, mas os aparelhos da linha Nexus (é já o segundo que a Samsung fabrica) são feitos em estreita parceria com o Google.
Acesso a 300 mil aplicações
Entre as novidades, o novo Samsung poderá aceder a 300 mil aplicações e jogos, um esforço da marca para se aproximar das 450 mil da loja da Apple. As características físicas do Galaxy Nexus não diferenciam em muito do aparelho anterior, o Galaxy S II. O telemóvel tem um ecrã de 4,65 polegadas, um processador de 1.2Ghz e uma câmara de cinco megapixéis e grava vídeos em Full HD (1080p).
Apesar de manter a mesma qualidade na câmara, quando hoje já existem telemóveis com câmaras de 8 megapixeis, a Samsung explicou que acabou com o "shutter lag", ou seja o tempo de atraso entre a ordem para captar a imagem e o registo verdadeiro.
O novo Android apresenta ainda um sistema de reconhecimento facial que permite desbloquear o aparelho. Este será o terceiro modelo com a marca Google. O primeiro foi o Nexus One, fabricado pela HTC.
A apresentação da Samsung acontece numa altura em que a Apple anunciou os resultados trimestrais abaixo das expectativas. A Samsung assegurou que as vendas do topo de gama Galaxy superaram os 30 milhões de unidades.
O Galaxy Nexus chega às lojas dos Estados Unidos, Europa e Ásia já em Novembro de 2011.
Artigo actualizado às 17h43 de 26 de Outubro