O design como arquitectura tamanho xs

RG03b é a última peça do arquitecto e designer Rui Grazina. Em Janeiro a editora Bags of Books lança um livro com a sua obra

Os vários andares da caixa de jóias RG05 DR
Fotogaleria
Os vários andares da caixa de jóias RG05 DR
DR
Fotogaleria
DR

São como peças arquitectónicas em pequena escala, uma espécie de reflexo da formação de Rui Grazina, o arquitecto, no trabalho de Grazina, o designer. As peças que desenha são uma espécie de edifícios feitos em blocos onde o cubo é protagonista. A mais recente criação é RG03b e segue a tendência das últimas: tornar as peças cada vez mais pequenas.

É um cubo que é um porta jóias, concebido em madeira e inspirado nas caixas de segredo japonesas (tal como a primeira peça da sequência, a RG03a), com as dimensões de 76X76X76 mm. A linha seguida nas casas japonesas - “em vez de dar protagonismo ao objecto iluminando-o mais, dá-se protagonismo iluminando-o menos” – é o que o autor procura fazer nesta peça.

O trabalho de Rui Grazina traz subjacente um conceito de “jogo” que lhe agrada particularmente. Para o autor, as peças não são objectos fechados, estão abertas à interpretação e exploração dos usuários: “Não há a reverência de olhar para um objecto e não poder tocar. Ter um input do outro lado interessa-me”, explica.

Editado pela Bags of Books

A sequência de peças que começou a criar a partir de 2001 – desde a RG01 até à RG05 – obedece sempre a esse princípio. E essa característica, admite, é também uma influência da formação base como arquitecto, licenciado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, em 1997. O que é que o design tem que a arquitectura não lhe ofereceu? “Velocidade”, atira. “A arquitectura tem o lado fantástico de ficar, mas demora imenso tempo, no design vemos as coisas a crescer muito rapidamente”.

No início de 2011, a editora Bags of Books, que trabalha com livros infantis, vai inaugurar uma área de arquitectura, design e fotografia com um livro de Rui Grazina, que expõe a sua obra e explica influências e inspirações. Este ano, o autor também expôs na secção "Talents" da Feira Ambiente, em Frankfurt. O trabalho de Rui Grazina já foi exibido na 100% Design, em Londres, no FAD, em Barcelona, no Design+, em Lisboa e esteve presente na semana do design no Rio de Janeiro.

Sugerir correcção
Comentar