A exposição, que tem como título “The Asia Series”, vai apresentar um conjunto de pinturas e desenhos concebidos por Dylan durante as suas viagens pelo Japão, China, Vietname e Coreia do Sul.
Os trabalhos serão apresentados na Gagosian Gallery, em Nova Iorque, entre 20 de Setembro e 22 de Outubro.
“The Asian Series” reúne “em primeira mão, representações de pessoas, cenas de rua, arquitectura e paisagens”, anuncia a galeria, explicando ainda que algumas são mais misteriosas.
“Existem outras mais enigmáticas, muitas vezes de pessoas ou situações, como “Big Brother”, “Opium” ou “La Belle Cascade”, que parecem uma espécie de riff do quadro de Manet “Le Déjeuner sur l’Herbe”, mas que na realidade são uma cenografia turística de um salão de jogos, em Tóquio”, descreve a Gagosian Gallery.
Algumas das ilustrações de "The Asian Series" foram feitas durante a tournée que Dylan realizou pelo continente asiático, durante a Primavera, segundo o "The New York Times", que anuncia ainda alguns títulos desta colecção: "Mae Ling", "Cockfight", "The Bridge" e "Hunan Province".
Censura na China
A tournée asiática aconteceu durante o mês de Abril e o músico esteve pela primeira vez na China e no Vietname. Dylan já havia tentado marcar presença na China, mas só em Abril o governo daquele país autorizou o músico a apresentar-se aos fãs.
Esse concerto ficou marcado pelas medidas de censura, que obrigaram o músico a não poder interpretar alguns conhecidos temas como “Blowin' in The Wind” e “The Times They Are A-Changin".
Esta será a primeira vez que o músico apresenta este tipo de trabalhos em Nova Iorque, apesar já ter exposto noutras cidades. Em Chemnitz, na Alemanha, exibiu “The Drawn Blank Series”, e em Copenhaga apresentou “Brazil Series”, no Museu Statens.