Nos 50 anos de 2001 Odisseia no Espaço, Cannes estreia uma nova cópia em 70mm
Christopher Nolan, um dos mais famosos "discípulos" de Stanley Kubrick, vai apresentar a antestreia mundial desta cópia feita a partir dos negativos originais do filme. A filha do realizador, Katharina Kubrick, bem como o seu cunhado e produtor executivo, Jan Harlan, também estarão na sessão.
No ano em que se comemoram as cinco décadas da sua estreia, há uma nova cópia de 2001, Odisseia no Espaço. Ao contrário do que é comum neste mundo de revisitações e renovações, a cópia não foi melhorada digitalmente, nem restaurada. Esta nova cópia do clássico de Stanley Kubrick co-escrito pelo realizador e por Arthur C. Clarke, é, afinal, em formato grande, 70mm, feita a partir dos negativos originais.
A antestreia será na edição deste ano do Festival de Cannes, a 11 de Maio, com apresentação por Christopher Nolan, um dos maiores fãs e discípulos de Kubrick que faz filmes hoje. Nolan irá assim ao festival da Riviera francesa, para dar uma masterclass sobre a sua relação com a obra de Kubrick e mostrar um filme – só que não será uma obra sua. Não é à toa: o realizador tem sido dos mais acérrimos defensores do uso de película e esteve envolvido no processo da Warner Bros. para recuperar esta cópia, uma recriação do processo fotoquímico original. Na sessão estarão também Katharina Kubrick, filha do realizador, e Jan Harlan, que, além de casado com a irmã de Kubrick, foi produtor executivo de todos os filmes do autor desde Barry Lyndon, de 1975.
2001, que confundiu alguns espectadores à data da estreia na forma como quebrou normas narrativas cinematográficas convencionais e abrange milénios de existência na terra, é um dos mais aclamados e influentes filmes de sempre, dentro e fora do âmbito da ficção científica e dos efeitos especiais. Segundo o press release da iniciativa, é, por exemplo, uma das primeiras memórias cinematográficas de Nolan, que viu o filme com o pai no Leicester Square Theatre, Londres.