Viatura em fuga à PSP causa acidente na CRIL em Lisboa e provoca um morto

Fonte da PSP confirmou que uma das viaturas envolvidas no sinistro ia ser abordada pela polícia em Monsanto devido à posse de droga e fugiu em direcção à CRIL. Trânsito já foi reaberto num dos sentidos.

Foto
Bruno Lisita

Um acidente que envolveu quatro viaturas ligeiras provocou nesta terça-feira um morto e dois feridos no Itinerário Complementar 17 — CRIL, junto ao Parque de Campismo de Monsanto, em Lisboa, e obrigou ao corte da circulação nos dois sentidos. A circulação foi restabelecida no sentido Benfica — Algés pelas 16h50, mas continua encerrada no sentido contrário.

Em comunicado a PSP informa que dois agentes abordaram "duas viaturas suspeitas de estarem envolvidas numa transação de estupefacientes". Foi durante essa intervenção policial que um dos suspeitos foi interceptado e detido. O homem, de 33 anos de idade, estava na posse do que as autoridades acreditam ser haxixe. Foi o segundo suspeito, de 43 anos de idade e nacionalidade estrangeira, que, numa viatura de matrícula estrangeira, fugiu em direcção ao IC17/CRIL, entrando nesta via em contramão.

A PSP sublinhou que as autoridades não perseguiram a viatura, que acabou por causar um acidente mortal.

Fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa disse à agência Lusa que o acidente, que ocorreu no sentido sul-norte, cerca das 14h40, está a obrigar ao corte do trânsito nos dois sentidos da Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL). Segundo disse à agência Lusa fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), uma das vítimas, “um homem com cerca de 50 anos, veio a falecer no local”.

Do acidente resultou ainda um ferido grave, um homem de 60 anos que foi transportado pelo INEM para o Hospital de Santa Maria, e um ferido ligeiro que foi encaminhado para o Hospital S. Francisco Xavier.

Às 16h35 estavam 30 operacionais e 13 meios terrestres no local do acidente, segundo a página da Internet da Protecção Civil.

Em declarações à SIC, cerca das 16h40, o comandante da esquadra de sinistralidade rodoviária do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, Hélder Machado, referiu que a viatura que fugiu à polícia entrou em contramão na CRIL, numa localização ainda não apurada, e chocou de frente com duas outras viaturas. Estes três carros transportavam, cada um, uma pessoa.

A vítima mortal, acrescentou, é o condutor de um desses dois carros.

No interior da viatura em fuga acidentada foi ainda possível apreender produto estupefaciente
suspeito de ser haxixe, acrescenta a PSP. com Liliana Borges