Mais de um milhão de chamadas atendidas via 112 em 2017

As chamadas deram origem ao accionamento de 1.269.196 meios de emergência. O INEM refere que a colaboração dos cidadãos "é absolutamente fundamental para um rápido e eficaz socorro às vítimas".

Foto
As chamadas deram origem ao accionamento de ambulâncias a motas de emergência, viaturas médicas de emergência e reanimação e helicópteros Rui Gaudêncio

Mais de 1,3 milhões de chamadas foram atendidas pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM em 2017, indicou o Instituto de Nacional de Emergência Médica (INEM), a propósito do Dia Europeu 112.

Numa nota publicada na página da Internet, o INEM aproveita o Dia Europeu 112, que se assinala este domingo, para dar conta que, em 2017, foram atendidas pelos CODU do INEM 1.368.141 chamadas de emergência transferidas pelo 112.

O atendimento destas chamadas deu origem ao accionamento de 1.269.196 meios de emergência, desde ambulâncias a motas de emergência, viaturas médicas de emergência e reanimação e helicópteros, adianta aquele instituto.

Na nota, o INEM recorda que os portugueses podem ligar para o número de emergência 112, seja em situações de assaltos ou roubos, incêndios, acidentes ou doenças súbitas.

As chamadas efectuadas para o 112 são sempre atendidas numa central de emergência por agentes da Policia de Segurança Pública e militares da Guarda Nacional Republicana, que canalizam para os CODU do INEM as chamadas que à saúde digam respeito.

O INEM refere que a colaboração dos cidadãos "é absolutamente fundamental para um rápido e eficaz socorro às vítimas", que devem informar de "forma simples e clara" a localização exacta, o número de telefone do qual está a ligar, tipo de situação, número, sexo e idade aparente das pessoas a necessitar de socorro, as queixas principais e as alterações que observa.

O Número Europeu de Emergência 112 foi criado em 1991 e desde 2008 passou a ser o único número de emergência que pode ser usado de qualquer telefone fixo, móvel ou público em todos os países da União Europeia gratuitamente.