Tempestade tropical nas Filipinas causou mais de 100 mortos e dezenas de desaparecidos

Mau tempo provocou deslizamentos de terras e inundações.

Fotogaleria
Um homem tenta agarrar-se a uma corda em Cagayan de Oro, nas Filipinas Froilan Gallardo/Reuters
Fotogaleria
Reuters/STRINGER
Fotogaleria
Reuters/STRINGER
Fotogaleria
LUSA/JEOFFREY MAITEM
Fotogaleria
LUSA/JEOFFREY MAITEM

Uma tempestade tropical nas Filipinas já provocou mais de cem mortos e o desaparecimento de dezenas de pessoas na sequência de deslizamentos de terras e de inundações, segundo as autoridades do país.

Segundo a AFP, os mortos são já 130. A maioria das vítimas vivia na ilha de Mindanau, a segunda maior do arquipélago das Filipinas, atingida pelo mau tempo na sexta-feira.

“Ainda estamos a tentar confirmar a informação de que uma aldeia inteira terá ficado soterrada na lama”, disse à Reuters Rayan Cabus, um responsável na cidade de Tubod, acrescentando que não há energia eléctrica nem comunicações na região, o que dificulta as operações de salvamento. 

A tempestade "Tembin" ganhou força no mar de Sulu, com ventos de 80 quilómetros por hora e deverá afastar-se das Filipinas na segunda-feira. As equipas de socorro, soldados, polícia e voluntários estão a ser mobilizados para procurar sobreviventes, remover os escombros e repor a electricidade e as comunicações.

As vítimas já confirmadas são de vários locais: 39 em Tubod, El Salvador e Munai, cidades da província do Lanao do Norte. Em Zamboanga, está confirmada a morte de 30 pessoas na cidade de Sibuco e de outras seis em Salug. Há mais três mortos na província de Bukidnon.

Os dados oficiais apontam para 64 desaparecidos.

O arquipélago das Filipinas é atingido por cerca de 20 tufões por ano, que provocam a morte e a destruição numa das comunidades mais pobres do Sudeste asiático. 

Sugerir correcção
Comentar