Metro entrega projectos de novas linhas a dois consórcios

Trabalhos arrancam em Janeiro, e duram um ano. Em 2019 começam as obras no terreno.

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A Linha Amarela vai ser prolongada para sul, até Vila d'Este Nelson Garrido

A Metro do Porto adjudicou os projectos das duas novas linhas da rede a dois consórcios, por um valor final de 3,3 milhões de euros. A administração da empresa validou o relatório final do juri, que defendia a entrega do projecto da nova Linha Rosa (G) ao consórcio formado pela SENER, pela CJC e pela NSE, pelo valor de 1.820 mil euros, e a adjudicação do projecto do prolongamento da Linha Amarela (D) às empresas LCW, Amberg Engineering e GRID, pelo valor de 1.470 mil euros.

Segundo a Metro do Porto, a formalização dos contratos com os projectistas deve acontecer nos próximos dias, pelo que os trabalhos de estudo e concepção das linhas que integram esta fase de expansão da rede do Metro vão arrancar já no mês de Janeiro.

A empresa consegui entregar estes trabalhos por um valor global que fica 1,4 milhões de euros abaixo do preço-base. O valor de referência para este concurso era de 4,7 milhões de euros (2,6 milhões de euros para o projecto da Linha Rosa e 2,1 milhões para a Linha Amarela). Dos doze concorrentes iniciais, seis ficaram pré-qualificados e o júri decidiu atribuir a dois candidatos distintos cada uma das linhas. Estes vão colaborar com o gabinete de Eduardo Souto de Moura, responsável pelo desenho das estações subterrâneas da rede de metro do Porto.

A Linha Rosa (G), que terá uma extensão de 2,5 quilómetros e quatro estações subterrâneas vai assegurar a ligação entre S. Bento, Cordoaria/Hospital de S. António, Galiza/Centro Materno-Infantil e Casa da Música/Rotunda da Boavista. A SENER, a CJC e a NSE deverão entregar o estudo prévio, avaliação de impacto ambiental, declaração de impacto ambiental e projecto de execução num período máximo de 330 dias.

Já o prolongamento para sul da Linha Amarela compreende a ligação de Santo Ovídio a Vila d’Este, servindo o Hospital de Gaia, numa extensão de 3,2 quilómetros e inclui três novas estações. Dada a sua menor complexidade, o prazo que as empresas LCW, Amberg Engineering e GRID têm para a execução deste projecto e para obtenção de declaração de impacto ambiental é de 270 dias.

Segundo a Metro do Porto, “com o desenvolvimento dos projectos a decorrer ao longo de 2018, o lançamento dos concursos para as empreitadas de construção da Linha Rosa e da extensão da Linha Amarela sucederá no final desse mesmo ano, de modo a que as obras arranquem, no Porto e em Vila Nova de Gaia, nos primeiros meses de 2019 e venham a ficar concluídas em 2022”. A empresa recorda que as novas linhas vão servir, diariamente, mais de 33 mil pessoas, cobrindo importantes polos de procura. O investimento global nesta fase de expansão da rede do Metro é na ordem dos 290 milhões de euros.

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