Ophelia a caminho dos Açores como furacão de categoria 2

Está previsto que o furacão passe pelos Açores neste sábado, mas que deverá tocar terra. Está prevista chuva até 101 milímetros nas ilhas mais ao sul do arquipélago e até 76 milímetros nas restantes.

Foto
Diogo Baptista

O furacão Ophelia, de categoria 2, desloca-se para os Açores com ventos máximos sustentados de 155 quilómetros por hora, anunciou nesta sexta-feira o Centro Nacional de Furacões (CNH) dos Estados Unidos.

Os meteorologistas referem que o furacão se encontra a 770 quilómetros dos Açores e que aumentou a sua velocidade de deslocação para os 20 quilómetros por hora.

Está previsto que o furacão Ophelia passe pelos Açores no sábado, mas que não toque terra, embora esteja prevista chuva até 101 milímetros nas ilhas mais ao sul do arquipélago e até 76 milímetros nas restantes.

Segundo o Centro Nacional de Furacões (CNH) dos Estados Unidos, com sede em Miami, as chuvas podem provocar inundações nos Açores.

"Poucas mudanças são esperadas na força do furacão nos próximos dois dias, durante o qual ele permanecerá como um ciclone poderoso", frisa o CNH.

O IPMA colocou, entretanto, as sete ilhas dos grupos oriental e central sob aviso vermelho devido à possibilidade de chuva forte.

Em São Miguel e Santa Maria o aviso vermelho vigora entre as 18h e as 24h de sábado. Este é antecedido de um aviso laranja também para chuva a partir das 12h de sábado.

Nestas duas ilhas há ainda um aviso laranja para vento e aviso amarelo para agitação marítima e trovoada.

No grupo central, o aviso vermelho vigora entre as 12h e as 18h de sábado para chuva forte, mas antes vai estar sob aviso laranja a partir das 00h de sábado. Há ainda aviso amarelo para trovoada.

Já nas ilhas das Flores e do Corvo, grupo oriental dos Açores, o aviso amarelo devido à chuva e trovoada foi prolongado até às 24h desta sexta-feira.

O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de quatro e representa uma situação meteorológica de risco extremo. O aviso laranja é o segundo da escala e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.