Fogo da Pampilhosa da Serra consumiu mais de 6500 hectares de florestas
Desde 1 de Janeiro já arderam 259.651 hectares de floresta em Portugal.
O incêndio florestal que começou na sexta-feira à noite na Pampilhosa da Serra e alastrou para o concelho de Arganil, no distrito de Coimbra, consumiu mais de 6500 hectares, segundo o Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS).
O EFFIS, que através de imagens de satélite contabiliza quase em tempo real a área ardida, adianta que 6584 hectares de florestas arderam entre sexta-feira e esta terça-feira nos concelhos da Pampilhosa da Serra e Arganil.
Segundo a página da internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil, este incêndio foi considerado dominado pouco depois das 11h desta terça-feira, continuando no local quase 600 bombeiros, apoiados por 177 veículos e dois meios aéreos.
O EFFIS, sistema do Centro de Investigação Comum da Comissão Europeia que apresenta as áreas ardidas cartografadas em imagens de satélite (com uma resolução espacial de 250 metros), indica também que arderam, entre 1 de Janeiro e esta terça-feira, 259.651 hectares de floresta em Portugal, cerca de duas vezes mais do que a média dos últimos oito anos em período homólogo.
O Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais mostra ainda que 48% da área ardida este ano na União Europeia registou-se em Portugal.