Sete milhões de pessoas recebem ordem de evacuação por causa do Irma
“Esta é a tempestade mais catastrófica que a Florida alguma vez viu”, avisa o governador, Rick Scott. Já há ventos e chuvas fortes em várias zonas da Florida.
Na véspera da chegada do furacão Irma ao território norte-americano, as autoridades multiplicam os apelos para a população nas zonas onde se esperava maior impacto não hesitar e abandonar as suas casas. O governador da Florida, Rick Scott, não poupou nas palavras: “Esta é a tempestade mais catastrófica que este estado alguma vez viu”.
“Não ponham a vossa vida em risco ou a da vossa família. Esta é a altura certa para fazer a coisa certa pela vossa família”, dizia a meio da manhã o governador, durante uma das muitas aparições que foi fazendo na televisão. As autoridades tentam organizar a maior evacuação de pessoas na história dos EUA – mais de sete milhões receberam ordem para abandonar as suas casas, o equivalente a mais de um terço da população da Florida.
Esperava-se que o Irma chegasse à costa da Florida durante a madrugada de domingo (por volta da hora do almoço em Portugal), mas na manhã de sábado já se faziam sentir os primeiros efeitos da tempestade. Ventos com velocidade superior a 200 km/h e chuvas muito fortes compunham o cenário na zona sul do estado e também no centro de Miami. Nas zonas costeiras, a água do mar pode elevar-se mais de quatro metros, avisou Scott. “Esta é uma situação de risco de vida”, afirmou o governador.
Foram declarados regimes de recolher obrigatório um pouco por todo o estado. Os 300 abrigos espalhados pela Florida receberam mais de 50 mil pessoas, de acordo com a imprensa norte-americana. Em poucas horas, mais de 25 mil casas tinham ficado sem electricidade, ainda antes da passagem do furacão. As cidades de Tampa e St. Petersburgo são os pontos urbanos que geram mais preocupações, por se encontrarem precisamente no caminho previsto pelo Irma.
Comentários
Últimas publicações
Tópicos disponíveis
Escolha um dos seguintes tópicos para criar um grupo no Fórum Público.
Tópicos