Pedrógão Grande: Jovem bombeiro de Castanheira de Pera já teve alta

Fernando Paulo Tomé era um dos bombeiros que estavam internados na sequência do incêndio que deflagrou no passado dia 17 de Junho.

Foto
Daniel Rocha

O jovem bombeiro da Castanheira de Pera Fernando Paulo Tomé teve alta esta terça-feira do Hospital de Santa Maria, onde esteve internado na sequência do incêndio de Pedrógão Grande, informou o gabinete de crise que acompanha a resposta da Saúde.

O jovem de 22 anos teve alta durante o dia de terça-feira do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, sendo agora acompanhado pelo médico de família e pela equipa de saúde mental comunitária, disse à agência Lusa o membro do gabinete de crise da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) António Morais.

Fernando Paulo Tomé é um dos quatro bombeiros da Castanheira de Pera que ficaram internados na sequência do incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande e que causou, pelo menos, 64 vítimas mortais. O pai, também bombeiro, "está muito melhor e já está em programa de fisioterapia", frisou.

Segundo António Morais, já a jovem bombeira de 24 anos que estava internada no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) está agora em cuidados continuados, em Leiria, registando-se também uma boa "recuperação".

O bombeiro de 51 anos da Castanheira de Pera, internado no Hospital de São João (Porto), regista uma recuperação mais lenta, à semelhança do ferido que está hospitalizado em Valência, Espanha.

Neste momento, há um total de sete feridos internados em hospitais: quatro feridos internados no CHUC (um com alta a aguardar vaga numa unidade de cuidados continuados em Pedrógão Grande), um no Hospital de São João (Porto), um no de Santa Maria (Lisboa) e outro em Espanha.

Além dos feridos hospitalizados, há ainda quatro em unidades de cuidados continuados, em Leiria, Montijo e Figueiró dos Vinhos, explicou António Morais.

A expectativa para os doentes que estão em unidades de cuidados continuados é de regresso a casa ainda durante o mês de Agosto, explicou. O comandante dos bombeiros da Castanheira de Pera, José Domingues, recebeu a notícia da alta do jovem Fernando Paulo Tomé de forma "eufórica".

"Temos o pessoal todo preparado para lhe fazer uma recepção calorosa", contou à agência Lusa o comandante da corporação.

O incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande no dia 17 de Junho, no distrito de Leiria, provocou, pelo menos, 64 mortos e mais de 200 feridos, e só foi dado como extinto uma semana depois.

Mais de dois mil operacionais estiveram envolvidos no combate às chamas, que consumiram 53 mil hectares de floresta, o equivalente a cerca de 75 mil campos de futebol. O fogo chegou ainda aos distritos de Castelo Branco, através da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra e Penela.