Estes bebés têm quatro meses e já estão em pé

Afinal, os bebés conseguem ficar erguidos sem qualquer apoio ao fim de poucos meses. Foi isso que se observou com 12 bebés na Islândia.

Bebé com 4,6 meses na mão do seu instrutor
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Bebé com mais de quatro meses e meio com o seu instrutor DR
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Eva, de quatro meses Snorri Magnússon

Sabe-se que os bebés conseguem ficar em pé entre os noves e os 16 meses. Mas, com treino, podem permanecer em pé logo entre os três e os cinco meses, de acordo com um estudo publicado na revista Frontiers in Psychology.

Um curso de natação para bebés foi o ponto de partida. Foram 12 os bebés atletas prontos a enfrentar o desafio: sete eram raparigas e os restantes cinco eram rapazes, todos da área da cidade de Reiquiavique, na Islândia. O curso durou 12 semanas e realizava-se duas vezes por semana durante uma hora. Nas sessões eram sempre acompanhados por um dos seus pais e o instrutor Snorri Magnússon, o responsável por este curso.

Logo na segunda sessão, um dos bebés conseguiu estar em pé na mão do seu instrutor durante cerca de 15 segundos e metade dos bebés conseguiu o mesmo feito depois da 12ª sessão, ou seja, ainda o curso estava a meio. Quando o curso terminou, 11 das crianças permanecia em pé durante mais de 15 segundos e uma ficava assim durante oito segundos.

“Os resultados são sensacionais se os compararmos com o que normalmente esperamos das crianças com esta idade”, diz Hermundur Sigmundsson, da Universidade Norueguesa de Ciências e Tecnologia, em Trondheim, e o principal autor do estudo, num comunicado. “Em média, quando as crianças com [um mais de] quatro meses de idade são treinadas, ficam em pé sem apoio. A mais nova tinha [um pouco mais de] três meses [e meio]”, explicou, acrescentando que quando aprendem os bebés não se esquecem.

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Bebé com quase cinco meses DR

Este estudo pode dar-nos mais informações sobre como desenvolvemos o equilíbrio e a capacidade para controlar os nossos movimentos, refere ainda o comunicado universidade norueguesa. “As crianças conseguem mais do que pensamos”, afirma por sua vez Hermundur Sigmundsson, que realça que para esta aprendizagem é importante a prática, tal como na álgebra.

O artigo científico realça que este trabalho pode ter algumas limitações, por causa do número de bebés observados. “Devido ao pequeno número de bebés, as correlações devem ser interpretadas cuidadosamente”, lê-se. Ainda assim, o comunicado também destaca que o artigo foi revisto por “cientistas de topo no campo do desenvolvimento motor na infância”, incluindo Daniela Corbetta, da Universidade do Tennessee, Carl Peter Gabbard, da Universidade A&M do Texas, e David Ian Anderson, da Universidade do Estado de São Francisco, todas nos Estados Unidos. 

De uma coisa se pode ter a certeza: 12 bebés islandeses com cerca de quatro meses ficaram em pé sem apoio durante alguns segundos.

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