TAP estima que transporte de passageiros seja regularizado até sábado
Situação de ocupação quase total dos seus voos, também por causa da visita do Papa a Fátima, dificulta reencaminhamento de passageiros.
A TAP garante que está a realizar “o máximo de voos extraordinários que os seus meios e a capacidade do aeroporto de Lisboa permitem”, mas admite que a regularização total do transporte de passageiros afectados pelo problema de abastecimento de combustível só aconteça a partir deste sábado.
Em declarações ao PÚBLICO, André Serpa Soares, da comunicação da empresa, assegurou que a companhia está a recorrer a todos os meios para assegurar o transporte dos passageiros, mas admite que a circunstância da “operação diária da companhia estar como uma ocupação quase total dificulta esse esforço". "Pode acontecer que por causa de um voo cancelado na quarta, a solução encontrada para um passageiro tenha sido um voo no sábado, por exemplo", explica.
A visita do Papa Francisco a Portugal explica uma parte da ocupação de voos nestes dias, mas André Serpa Soares diz que os passageiros que pretendem chegar a Portugal para esse evento não serão afectados.
“A companhia está procurar, por todos os meios, incluindo transferência para outras companhias, assegurar o transporte de passageiros afectados, mas não vai prejudicar outros passageiros que tenham viagem marcadas para esta quinta-feira e para os próximos dias”, explica André Serpa Soares.
O responsável pela comunicação da TAP confirma que foram realizados voos extraordinários durante a madrugada desta quinta-feira e garante que estão previstos outros, mas salvaguarda que “há limitações de meios”, quer de aviões quer de tripulações (que não podem exceder determinadas horas de trabalho), e de capacidade do aeroporto de Lisboa. Lembra ainda que o problema verificado esta quarta-feira afectou todas as companhias a operar na capital.
André Soares admite que a TAP, que responde por 50% do tráfego do aeroporto de Lisboa, está em melhores condições do que as outras companhias, por estar sedeada em Lisboa. A companhia não revela, no entanto, quantos voos e quantos passageiros estão afectados, remetendo essa informação para a ANA-Aeroportos de Portugal.
Pelas 11h15, a empresa partilhou na sua página de Facebook um comunicado onde lamentava os transtornos causados. *com Luísa Pinto
*acrescentou explicações da TAP para o facto de alguns casos, entre os voos cancelados só poderem ser regularizados sábado