Pizarro devolve pelouro na Câmara do Porto. Rui Moreira assume a pasta
Pizarro é o candidato do PS à autarquia, depois de o independente Rui Moreira ter dito que não queria o apoio dos socialistas à recandidatura. Correia Fernandes também devolve pelouro.
O presidente da Câmara do Porto decidiu nesta segunda-feira assumir o pelouro da Habitação e Acção Social e atribuir o do Urbanismo a Rui Loza, eleito independente que até agora não tinha pelouro, disse à Lusa o adjunto do autarca.
A decisão do autarca independente surge depois de os socialistas Manuel Pizarro e Manuel Correia Fernandes terem, esta manhã, devolvido os pelouros que detinham na Câmara do Porto – da Habitação e Acção Social e do Urbanismo, respectivamente.
O presidente da Câmara do Porto passa, assim, a deter os pelouros da Habitação e Acção Social, da Cultura, da Protecção Civil e do Desporto e Lazer, ao passo que Rui Loza, representante da autarquia na Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), fica a tutelar o Urbanismo.
O executivo da Câmara do Porto é composto por 13 elementos: seis da lista independente de Rui Moreira, três eleitos pelo PSD (um deles tem o pelouro da Economia), três do PS (dois detinham pelouros desde o início do mandato na sequência de um acordo pós-eleitoral com Moreira) e um da CDU.
Com a reorganização feita hoje, o executivo fica os seguintes vereadores com pelouro: Rui Moreira (presidente e pelouros da Cultura, Habitação e Acção Social, Protecção Civil, Desporto e Lazer), Guilhermina Rego (vice-presidente e pelouro da Educação, Organização e Planeamento); Filipe Araújo (Inovação e Ambiente), Cristina Pimentel (Mobilidade); Manuel Aranha (Comércio, Turismo e Fiscalização), Rui Loza (Urbanismo) e Ricardo Valente (eleito pelo PSD, tem o pelouro da Economia).
Sem pelouro ficam os três vereadores do PS, Manuel Pizarro, Manuel Correia Fernandes e Carla Miranda, dois dos vereadores eleitos pelo PSD (Amorim Pereira e Ricardo Almeida) e o vereador eleito pela CDU (Pedro Carvalho).
Apresentado anteontem como candidato socialista à Câmara do Porto, na sequência do desentendimento do independente Rui Moreira com o PS, Manuel Pizarro devolveu esta manhã o pelouro da Habitação Social ao presidente da Câmara, tal como Correia Fernandes, o segundo vereador com pelouro atribuído eleito pelos socialistas, que detinha o pelouro do Urbanismo. O PS tem uma terceira vereadora, Carla Miranda, que nunca teve qualquer pelouro atribuído.
A governabilidade da autarquia não está contudo em causa, já que, apesar de ter conquistado apenas seis dos 13 lugares no executivo em 2013 (o PS elegeu 3, o PSD outros 3 e a CDU 1), a equipa do independente Rui Moreira acabou, a meio do mandato, por conquistar para a sua equipa o vereador Ricardo Valente, que tinha sido eleito pelos sociais-democratas. E também Amorim Pereira se foi aproximando da maioria nalguns pontos, o que levou o PSD-Porto a retirar-lhe a confiança política.
De qualquer forma, o PS-Porto, em comunicado, afirma que embora entendam que não devem manter quaisquer pelouros por imperativo ético, os três vereadores do PS prometem permanecer no executivo com uma atitude "construtiva".
O PS-Porto acrescenta que isto mesmo foi comunicado a Rui Moreira numa reunião que esta manhã juntou o autarca e Manuel Pizarro e Correia Fernandes.