Lojas Brio serão reconvertidas na marca Go Natural
A renovação das lojas foi divulgada por email pelo director-geral da cadeia de supermercados biológicos, cuja compra a Sonae anunciou esta terça-feira
“Queremos também partilhar que iremos renovar as nossas lojas [Brio] ao longo dos próximos meses e alterar a marca para Go Natural” – o aviso consta da newsletter que todos os clientes da cadeia Brio com cartão de fidelização receberam esta quinta-feira, 27 de Abril. No final do email, os cartões de desconto para as seis localizações da Brio já têm o logotipo Go Natural.
O signatário da mensagem é o actual director-geral da cadeia de supermercados especializados em produtos biológicos Brio, e o último dos fundadores que até agora se mantinha (20%) no seu capital, António Alvelos. A rede Brio é composta por seis lojas localizadas na área metropolitana de Lisboa, vendeu cinco milhões de euros em 2016 e emprega mais de 40 trabalhadores.
O grupo Sonae (dono do PUBLICO) anunciou esta terça-feira, 26 de Abril, em comunicado ao mercado, ter chegado a acordo para a compra de 100% da Brio – Produtos de Agricultura Biológica. O accionista de controlo, com 80% do capital da Brio, era o The Edge Group, dos gestores José Luís Pinto Basto e Miguel Pais do Amaral.
O grupo Sonae já é o maior operador do sector da distribuição a operar no mercado português, e adicionou, em Janeiro último, 51% da Go Well, nesta área. A Go Well, fundada por Joana e Diogo Martorell, é dona da cadeia de restauração e “catering” Go Natural, por eles criada em 2004.
Em 2016, a Sonae formalizou ainda um acordo paralelo para o uso da marca Go Natural numa nova rede de supermercados biológicos. Sob a “nova” Go Natural, há já uma unidade, em Lisboa, que alia retalho alimentar com área de restauração. A Sonae estimava, no final do ano passado, chegar até as seis unidades sob aquela insígnia até ao final de 2017. O acontece, para já, de forma mais célere, por aquisição das seis unidades Brio - localizadas em Campo de Ourique, Carnaxide, Chiado, Estoril, Picoas, e Telheiras.
Esta quarta-feira, 26 de Abril, questionada sobre como seria feita a integração das duas marcas de supermercados biológicos – até agora concorrentes no mercado português – Inês Valadas, administradora da Sonae MC (participada da Sonae SGPS para a área do retalho alimentar) afirmou: “a operação acabou de se concretizar, pelo que essa questão ainda não foi devidamente estudada”.
“Importa reforçar”, adiantou ainda a gestora em resposta escrita ao PUBLICO, “que falamos de dois negócios que promovem o acesso dos consumidores a produtos associados à saúde e bem-estar – a Brio, com uma oferta de supermercados, e a Go Natural, que concilia supermercados com serviços de restauração e catering”.
Restauração “sempre que possível”
De volta ao email que António Alvelos mandou a todos os “brioneiros” – assim chamados todos os clientes com cartão de fidelização da marca de supermercados biológicos. O actual director-geral, na mensagem enviada, que tem data de 26 de Abril, avisa ainda os clientes da Brio de alterações nas seis unidades existentes da insígnia.
“Faremos intervenções nas lojas com o intuito de torna-las mais atractivas, sempre que possível incluir uma oferta complementar de restauração e reforçar a gama disponível para os nossos clientes”, adianta António Alvelos.
O director-geral da Brio assegura ainda: “as equipas que todos os dias trabalham nas nossas lojas serão as mesmas”.
Finalmente, esclarece que todos os detentores do cartão de fidelização “brioneiro” que este será “descontinuado já no dia 30 de Abril”. A partir dessa data, será substituído pelo cartão Continente, da Sonae, que aliás, foi introduzido desde início no primeiro supermercado Go Natural.