Simpósio Sangue na Guelra arranca dia 5

Foto
Miguel Manso

“Vivemos um período emocionante da cozinha nacional”, lê-se no comunicado em que o festival Sangue na Guelra apresenta o III Simpósio Sangue na Guelra, a 5 de Maio. “Acreditamos que é chegado o momento de estabelecer as bases de um movimento colectivo que defina os princípios da nossa cozinha e proteja os produtos e produtores, as técnicas, os profissionais e o saber fazer que lhe conferem solidez e identidade, garantindo que este conhecimento não é património de alguns, mas um direito de todos.”

O encontro está marcado para o Hub Criativo do Beato, em Lisboa, onde serão apresentados os resultados dos grupos de trabalho que envolveram os seguintes chefs: Henrique Sá Pessoa, José Avillez, Alexandre Silva, João Rodrigues, Milton Anes, Kiko Martins, Hugo Nascimento, Pedro Pena Bastos, Tiago Bonito, Luís Barradas, Leandro Carreira, Hugo Brito, Manuel Maldonado, Tiago Feio, Rodrigo Castelo, David Jesus e Carlos Fernandes.

No simpósio estará também, vindo de Londres, onde tem o restaurante Taberna do Mercado, Nuno Mendes, que ajudará a reflectir sobre “o impacto da nova gastronomia portuguesa no contexto internacional”.

O jornalista e curador de eventos gastronómicos Andrea Petrini, o director do festival Peixe em Lisboa Duarte Calvão e a autora dos grandes livros de referência da gastronomia portuguesa Maria de Lourdes Modesto estarão igualmente presentes. A entrada para o simpósio (com buffet incluído) custa 30 euros.

Sugerir correcção
Comentar