Facebook mostra guia para identificação de notícias falsas

Rede social aconselha utilizadores a verificarem a fonte de informação e a procurarem a mesma notícia noutros sites.

Foto
O Facebook aconselha a verificar a informação partilhada online Reuters/DADO RUVIC

Sob pressão para mitigar a disseminação de informação falsa, a rede social decidiu apostar na literacia dos utilizadores. Durante três dias, e em 14 países (Portugal não está incluído), vai mostrar um guia com conselhos para a identificação de notícias falsas.

Numa lista com vários pontos, a rede social começa por apelar a que os utilizadores desconfiem dos títulos: “Os títulos das notícias falsas são frequentemente apelativos, e contêm muitas letras maiúsculas e pontos de exclamação. Se uma afirmação num título parece inacreditável, pode muito bem ser.”

O guia apela também a que os utilizadores tenham atenção à credibilidade da fonte da informação, que estejam atentos a fotografias manipuladas e ao endereço dos sites. Muitas notícias falsas mimetizam fontes legítimas de notícias, fazendo pequenas mudanças no endereço”.

O Facebook chama também a atenção para o facto de muitas histórias serem paródias criadas por sites humorísticos e aconselha os utilizadores a verificarem se outras fontes de informação estão a publicar a mesma notícia.

O guia será mostrado aos utilizadores da Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Filipinas, Indonésia, Taiwan, Birmânia, Brasil, México, Colômbia, Argentina, EUA e Canadá.

Sugerir correcção
Comentar