Tiago Baptista escolhido para dirigir Arquivo Nacional das Imagens em Movimento
O investigador, que trabalha há mais de uma década na Cinemateca Portuguesa, encabeçará o departamento responsável pela preservação do património fílmico da instituição.
O investigador Tiago Baptista é o novo director do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM), disse à agência Lusa fonte da Cinemateca Portuguesa.
Tiago Baptista, conservador e investigador da Cinemateca, ocupará, assim, um lugar que tinha ficado vago na direção do ANIM desde que o seu antecessor, Rui Machado, passou a subdirector da Cinemateca, em 2014.
Escolhido por concurso, Tiago Baptista fica a dirigir um departamento que está responsável pela preservação do património fílmico da Cinemateca. A sede do ANIM situa-se em Bucelas, no concelho de Loures, num edifício inaugurado em 1996.
É lá que estão depositados milhares de filmes em suportes como acetato de celulose e nitrato, assim como um laboratório de restauro fílmico.
Nascido em Lisboa em 1976, Tiago Baptista trabalha há mais de uma década na Cinemateca Portuguesa e é professor de cinema na Universidade Católica Portuguesa.
É investigador associado do Instituto de História Contemporânea da UNL e fundador da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento.
Tem várias obras publicadas, nomeadamente A Invenção do Cinema Português (2008) e Ver Amália: Os Filmes de Amália Rodrigues (2009).