Mau tempo: Noite tranquila e sem ocorrências nos Açores
O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informou nesta quinta-feira que durante a noite não foram registadas ocorrências decorrentes do agravamento do estado do tempo no arquipélago.
“Foi uma noite tranquila e não foram registadas ocorrências”, disse à agência Lusa fonte daquele serviço.
Na quarta-feira, sete ilhas dos Açores estiveram sob aviso vermelho devido à agitação marítima.
O presidente da Câmara de Santa Cruz da Graciosa, Manuel Avelar Santos, assinalou que se tratou de “uma noite de Inverno”.
“Não foi recebida nenhuma comunicação sobre ocorrências. Os bombeiros estiveram calmos e serenos”, declarou o autarca da Graciosa, ilha que se previa ser das mais afectadas na sequência da agitação marítima forte.
Manuel Avelar Santos salientou que “as autoridades, a Protecção Civil, começaram muito cedo a avisar” sobre o mau tempo, o que permitiu também que fossem tomadas as precauções para este tipo de situações.
Hoje, a operação aérea nos Açores está a retomar a normalidade, depois de vários voos terem sido cancelados na quarta-feira devido ao agravamento do estado do tempo.
Segundo o porta-voz da transportadora aérea SATA, “a operação da companhia está a retomar a normalidade esta manhã, estando a decorrer as ligações previstas”.
“As condições meteorológicas melhoraram, embora o vento continue a afectar o grupo ocidental, as ilhas das Flores e do Corvo”, adiantou António Portugal.
Sete ilhas do arquipélago mantêm-se ainda sob aviso amarelo devido à agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que prevê o aumento da intensidade do vento com rajadas na ordem dos 90 quilómetros/hora nas ilhas do grupo ocidental, particularmente no Corvo.
O aviso amarelo para este grupo para agitação marítima e vento vigora até às 17h locais (mais uma hora em Lisboa).
Também até às 17h continua um aviso amarelo para a agitação marítima no grupo central, ilhas do Faial, São Jorge, Terceira, Graciosa e Pico.
Depois dos Açores, nesta quinta-feira será a vez de Portugal continental ser afectado pela forte agitação marítima, estando toda a costa Norte e Centro (de Viana do Castelo a Lisboa) sob aviso vermelho.