Mais de 2,3 milhões de portugueses recorreram à linha Saúde 24 em quase dez anos

Cerca de 20% dos cidadãos que contactam a Saúde 24 são encaminhados para as urgências hospitalares, diz estudo.

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Os idosos estão a utilizar mais a linha Saúde 24 e representam actualmente 17% do total dos utilizadores daniel rocha/arquivo

Mais de 2,3 milhões de portugueses recorreram à linha Saúde 24 em quase dez anos de funcionamento, segundo dados divulgados esta terça-feira, que mostram que são encaminhadas para as urgências 20% das pessoas que recorrem a esse serviço telefónico.

Ao longo de quase uma década de funcionamento, a linha Saúde 24 atendeu mais de sete milhões de chamadas, tendo servido mais de 2,3 milhões de cidadãos. Segundo uma nota da Direcção-Geral da Saúde (DGS) divulgada também esta terça-feira, em média são atendidas 2600 chamadas por dia.

Um estudo recente, citado pela DGS, refere que são encaminhados para as urgências hospitalares cerca de 20% dos cidadãos que contactam a Saúde 24, enquanto perto de 30% recebem a indicação para autocuidados. Segundo explicou o coordenador da linha, o enfermeiro Sérgio Gomes, os restantes casos correspondem a pedidos de informação ou a situações em que é dada indicação para os utentes serem observados nos cuidados primários de saúde.

Cerca de metade da actividade do centro de atendimento Saúde 24 realiza-se entre as 17h e as 2h, bem como aos fins-de-semana, "concentrando-se em períodos em que os utilizadores para avaliação do seu problema de saúde têm como resposta, maioritariamente, os serviços de urgência".

A DGS frisa ainda que a procura se intensifica no Inverno, representando mais de 40% da actividade anual. Quanto aos utilizadores mais frequentes, é o grupo até aos 10 anos de idade e dos 25 aos 44 anos. As mulheres e os residentes nas grandes cidades do litoral estão também nos grupos mais prevalentes. Segundo a nota da DGS, os idosos estão a utilizar mais a linha Saúde 24 e representam actualmente 17% do total dos utilizadores.