Novo líder da JS aponta regulamentação da prostituição e igualdade de género como desafios
Ivan Gonçalves, 29 anos, deputado era o único candidato ao cargo e foi confirmado hoje na Póvoa de Varzim.
O deputado socialista Ivan Gonçalves, hoje foi eleito secretário-geral da Juventude Socialista, na Póvoa de Varzim, apontou como principais desafios do seu mandato de dois anos a regulamentação da prostituição e a promoção de uma maior igualdade de género.
"Temos ainda alguns desafios por concretizar, nomeadamente a regulamentação da prostituição, que visa dar condições mínimas de dignidade a um sector da população que, longe de qualquer consideração moral, é um sector especialmente atreito a vulnerabilidades e que deve ser, por isso, protegido, não estando sujeito àquilo que é uma autentica hipocrisia na forma como o nosso ordenamento legal está regulamentado", disse Ivan Gonçalves.
O novo dirigente da Juventude Socialista (JS) disse que é necessário, também, ter "a capacidade de fazer e promover uma maior igualdade de género".
"Temos o desafio de tentar atrair mais mulheres jovens para a política, porque, de facto, se olharmos hoje para o PS, se olharmos para os quadros dirigentes da JS, percebemos que numa sociedade que tem aproximadamente 50% de mulheres, ou talvez mais, continuamos a não conseguir ter nos quadros políticos um número de mulheres que seja equivalente ao número de homens e esse é um desafio que temos pela frente", afirmou.
Ivan Gonçalves apontou, ainda, as eleições autárquicas de 2017 como "um momento importante de afirmação de uma nova geração de quadros do PS, na sua grande parte oriundos da JS".
"Podem fazer política de forma diferente e ser um contributo diferente para que o PS tenha uma agenda transversal a todas as idades, como se pretende num partido interclassista e intergeracional como é o PS", acrescentou.
O deputado Ivan Gonçalves, de 29 anos, natural de Almada, Setúbal, é licenciado pelo Instituto Superior Técnico em Engenharia Biológica. Foi o único candidato à sucessão do também deputado João Torres na liderança dos jovens socialistas.