Uma viagem, um livro, um disco

No centro de The Hope Six Demolition Project estão as imagens do fotojornalista irlandês Seamus Murphy.

Foto
Uma das fotos de Seamus Murphy DR

Entre 2011 e 2014, PJ Harvey viajou para o Afeganistão e para o Kosovo. Depois de, em Let England Shake, utilizar a Grande Guerra como cenário, sentiu que era necessário testemunhar ao vivo as consequências e a realidade da guerra. Foi até lá com o fotojornalista irlandês Seamus Murphy, premiado pelo seu trabalho em cenários de guerra. Murphy tinha participado em Let England Shake assinando um vídeo para cada uma das suas canções. A colaboração estendeu-se a The Hope Six Demolition Project.

Harvey e Murphy viajaram por ambos os territórios à procura de cicatrizes de guerra e completaram a digressão em Washington. “Muitas das decisões ali tomadas afectaram o Afeganistão e o Kosovo”, explicou à BBC. “Como compositora, estava a tentar olhar para as semelhanças que pudesse encontrar, mais do que para as diferenças."

Daí resultou, primeiro, o livro de poesia e fotografia The Hollow of the Hand (Bloomsbury, 2015). Depois nasceu a música que ouvimos no álbum que apresentará no Coliseu dos Recreios, reflexo directo daquela experiência.<_o3a_p>

Sugerir correcção
Comentar