Vem aí o primeiro álbum de Chuck Berry desde 1979
Quase quatro décadas depois, e no dia do seu aniversário, o músico anuncia o lançamento do seu derradeiro álbum.
No dia em que celebra 90 anos, Chuck Berry anunciou um novo álbum. Há 38 que não gravava um disco de estúdio – considerado um dos pioneiros do rock n' roll, o cantor e compositor tinha lançado o seu último álbum de originais em 1979. Era o tempo de Rock It. Quase quatro décadas depois, o novo álbum já tem nome e chegada marcada para 2017: Chuck. É dedicado à sua mulher, Themetta Berry, e simboliza o encerramento de seis décadas de carreira.
“Este álbum é dedicado à minha querida Toddy. Minha querida, estou a ficar crescido. Trabalhei neste álbum durante muito tempo. Agora posso pendurar as botas”, conta o músico norte-americano de Missouri, num comunicado citado pela Pitchfork.
Este é o 20.º álbum de estúdio. O primeiro remonta a 1957, com o lançamento de After School Session. Não obstante, por essa altura já se ouvia um dos seus grandes êxitos, Maybellene, que só integraria um LP em 1959, com Chuck Berry Is on Top. Distinguido por diversas vezes, o tema ganhou destaque no Grammy Hall of Fame em 1988 pela sua influência no rock.
Em 1987, o autor da muito popular Johnny B. Goode viu a sua vida documentada no filme Chuck Berry Hail! Hail! Rock 'n' Roll. Mais recentemente, em 2012, o músico foi homenageado no museu Rock and Roll Hall of Fame, em Ohio.
De acordo com a revista Rolling Stone, o álbum foi gravado com antigos elementos da sua banda, o baixista Jimmy Marsala, o pianista Robert Lohr, o baterista Keith Robinson e os seus filhos Charles Berry Jr., na guitarra, e Ingrid Berry, na harmónica.
Ainda não são conhecidos muitos detalhes sobre este novo trabalho, mas o filho do músico conta que as músicas irão cobrir um espectro desde um universo mais roqueiro até um outro mais comovente, numa espécie de viagem pelo trabalho de uma vida.