Ucrânia derrotou Rússia e China nas Olimpíadas
A Ucrânia está a realizar um excelente desempenho na 42.ª edição das Olimpíadas de xadrez, que se estão a disputar na capital do Azerbaijão, Baku, tendo derrotado, nas quarta e quinta rondas da prova, duas das grandes favoritas ao triunfo, a Rússia, primeira designada, e a China, detentora do título. Partilham a liderança com a Ucrânia, a Holanda e a Índia, as únicas seleções, entre as 180 participantes no sector absoluto, que somam por vitórias os encontros realizados nesta primeira metade da prova.
Os Estados Unidos, segundos designados, cederam um inesperado empate perante a República Checa na quarta jornada e lideram o grupo perseguidor juntamente com os checos e os georgianos.
Partilha a sétima posição um numeroso grupo de 17 países, onde se incluem os russos, os chineses, os ingleses e os noruegueses de Magnus Carlsen.
Portugal está a ter um desempenho positivo, tendo vencido pela diferença máxima, 4-0, as representações das Bahamas e Angola, um empate, a saber a pouco, frente ao Luxemburgo, sofrido uma derrota tangencial perante Montenegro e, na quinta ronda, uma vitória perante a mais cotada selecção do Qatar, com o herói do encontro a ser o jovem de 16 anos, André Sousa, que derrotou a ex-campeã mundial Zhu Chen, de origem chinesa, uma das poucas representantes femininas a integrar o sector absoluto, com empates a ocorrerem nos outros três tabuleiros.
Nesta quinta-feira realiza-se a sexta jornada, com a Ucrânia a ter o seu terceiro teste de fogo frente aos Estados Unidos, enquanto Holanda e Índia se defrontam. Portugal tem como adversário os nossos vizinhos espanhóis, 14.ºs da hierarquia, no mais difícil duelo até ao momento.
No sector feminino Rússia e Ucrânia partilham a liderança, entre os 140 participantes, depois do inesperado empate cedido pela China, número um da prova, perante o Vietname. Portugal, 68.º designado, perdeu na ronda de abertura perante a Ucrânia, venceu o Nepal, voltou a perder frente à República Checa, empatou com a Inglaterra e levou de vencida a frágil selecção de Aruba. O confronto desta quinta-feira entre Rússia e Ucrânia poderá definir quem será o grande favorito ao triunfo com Portugal a ter outro difícil teste perante o Canadá.