Mais de 1500 operacionais combatem 77 fogos
No combate às chamas estão ainda envolvidos 16 meios aéreos.
Estão registadas 77 ocorrências no site da Autoridade Nacional de Protecção Civil nesta segunda-feira às 16h30. Nenhuma é considerada importante, ainda assim, existem 1501 operacionais envolvidos, apoiados por 446 viaturas e 16 aeronaves.
Um incêndio no concelho de Soure, distrito de Coimbra, mobilizava, a esta hora, 205 operacionais e cinco meios aéreos, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS). O fogo lavra em terreno florestal "de difícil acesso" e tem uma frente activa que avança numa "encosta" na freguesia de Tapéus, concelho de Soure, referiu a mesma fonte do CDOS, afirmando que o alerta da ocorrência foi dado às 15h33.
O Porto é o distrito com mais ocorrências a esta hora, registando 21 incêndios. No entanto é em Faro que estão mais operacionais a combater três fogos.
Em Faro os incêndios já estão todos em fase de conclusão e os meios contabilizados estão centrados no fogo que deflagrou em Fóia no concelho de Monchique, no sábado às 17h08. Apesar da situação estável, estão mobilizados 295 operacionais, 101 viaturas e duas aeronaves.
Dos incêndios registados no Porto apenas o que deflagrou em Lousada esta segunda-feira, às 12h20, tem a sua resolução em curso - todos os outros estão já em resolução ou em fase de conclusão.
É ainda de ressalvar a situação no distrito de Braga onde estão registadas 12 ocorrências, duas com a sua resolução em curso e as restantes em fase de conclusão, estando envolvidos no combate às chamas 229 operacionais, 76 viaturas e dois meios aéreos.