António Costa participa na preparação da Cimeira de Bratislava
François Hollande convida líderes socialistas e sociais-democratas da Europa para um encontro nos arredores de Paris.
O primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa, participa esta quinta-feira, no Castelo de La Celle Saint-Cloud, nos arredores de Paris, numa reunião de primeiros-ministros socialistas e sociais-democratas europeus que tem como objectivo concertar estratégias e preparar a Cimeira Europeia de Bratislava, na Eslováquia, agendada para 16 de Setembro.
A ideia é debater posições comuns a tomar pelos líderes socialistas e sociais-democratas nos debates sobre o futuro da União Europeia perante os desafios que se colocam no seu horizonte. Por um lado, o que fazer perante a vitória do Brexit e a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia. Por outro lado, as ameaças que permanecem no horizonte como o aumento e as novas formas de terrorismo. E ainda está por resolver condignamente a questão do que fazer na União Europeia às vagas de refugiados que chegam às fronteiras Leste e Sul da Europa.
A Cimeira de Bratislava está assim a ser preparada tendo os Estados-membros a noção exacta de que ao mesmo tempo que é preciso fazer mudanças e encontrar soluções que assegurem o futuro da União Europeia, tambéms há factores políticos ligados aos interesses individuais dos Estados-membros que bloqueiam a tomada de decisões. Entre esses factores limitativos estão os calendários eleitorais alemão e francês. Isto porque em 2017 se disputam, em Abril, as presidenciais francesas (primeira volta) e, em Setembro, as legistativas alemãs.
O encontro que esta quinta-feira decorre em La Celle Saint-Cloud não é o primeiro e realiza-se, mais uma vez, em França por iniciativa do Presidente François Hollande. Nesse âmbito, participam o primeiro-ministro, Manuel Valls, o ministro dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento Internacional, Jean-Marc Ayrault, e o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Harlem Desir. Está também confirmada a presença do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, como observador, e também do presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, à semelhança do que aconteceu em anteriores encontros.
Ainda antes da Cimeira Europeia decorrerá, a 9 de Setembro, uma reunião na Grécia, por iniciativa de Tsipras, que constituirá a primeira cimeira dos líderes políticos dos países do Sul da União Europeia. O seu objectivo é, de acordo com as informações recolhidas pelo PÚBLICO, dar início a um processo que leve à organização conjunta dos países do Sul para fazer face aos blocos organizados a Norte, quer pelos países bálticos quer pelo eixo Haia-Berlim-Helsínquia. Confirmadas estão as presenças dos primeiros-ministros de Portugal, Espanha, França, Itália, Chipre, Malta e Grécia.
A preparação da Cimeira Europeia de Bratislava teve já um primeiro momento na passada segunda-feira, na reunião que juntou num porta-aviões na costa de Nápoles, a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, e o Presidente francês, François Hollande. A reunião teve como momento institucional uma declaração pública em que a chanceler alemã afirmou que quem perde com o Brexit é o Reino Unido e afirmou a vontade de prosseguir o aprofundamento da União Europeia “próspera e segura”.