Aluno de Coimbra conquista bronze nas Olimpíadas Internacionais de Informática
Competição decorreu em Kazan, na Rússia. Ministério da Educação felicita estudante e professores.
Gonçalo Paredes, aluno da Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra, recebeu uma medalha de bronze na 28.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática, em Kazan, na Rússia. Nesta segunda-feira o Ministério da Educação emitiu um comunicado a felicitá-lo.
Estas olimpíadas colocam à prova os conhecimentos informáticos de cerca de 300 alunos de 80 países de todo o mundo. A medalha de Gonçalo Paredes é a sexta medalha de bronze conquistada por Portugal na competição mundial que, para o ano, irá realizar-se em Teerão, Irão, faz saber o ministério de Tiago Brandão Rodrigues.
A competição decorreu entre 12 e 19 de Agosto e a delegação portuguesa foi composta pelos concorrentes Gonçalo Paredes, Henrique Navas, Duarte Nascimento e Guilherme Penedo, e pelos líderes Pedro Ribeiro (team leader) e Pedro Paredes (deputy leader), de acordo com a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação, organizadora das Olimpíadas Nacionais de Informática, um concurso de programação destinado a alunos do secundário.
A organização, de resto, também felicita no seu site Gonçalo Paredes e diz que espera que a delegação portuguesa "possa renovar este sucesso no próximo ano, no Irão, sempre procurando mais e melhores resultados, demonstrando que a informática e a algoritmia estão bem vivas em Portugal, merecendo o apoio por parte das entidades responsáveis e das empresas do ramo".
“Também os estudantes Henrique Navas, Duarte Nascimento e Guilherme Penedo lutaram pela melhor classificação de Portugal nestas olimpíadas, durante as quais foram igualmente entregues os prémios relativos ao Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência”, acrescenta o comunicado do ministério. Nesta prova, os estudantes portugueses conquistaram três medalhas de prata e duas medalhas de bronze.
O Ministério da Educação felicita por fim a organização das olimpíadas em Portugal, que selecciona os alunos representantes do país na competição internacional, bem como “todos os professores envolvidos, uma vez que, pelo seu empenho, os estudantes têm a oportunidade de viver uma experiência verdadeiramente enriquecedora, não só para os seus percursos escolares, como para o seu desenvolvimento pessoal”.