A43 e A28 cortadas em Gondomar e Vila Nova de Cerveira

Os incêndios obrigaram ao corte da circulação.

Foto
A28 está cortada desde as 22h de terça-feira Dato Daraselia

A auto-estrada A43 foi cortada esta quarta-feira pelas 8h em Jovim, Gondomar, e a A28 está há mais de dez horas interdita ao trânsito em Gondarém, Vila Nova de Cerveira, devido a incêndios, disse a GNR.

A A43, também conhecida como IC 29 ou via rápida de Gondomar, distrito do Porto, foi cortada ao quilómetro 10,5, indicou fonte da GNR, acrescentando que o fogo em Jovim está a aproximar-se dos dois lados da estrada. Fonte do Comando Geral da GNR indicou à Lusa que a A28 está cortada desde as 22h de terça-feira na zona de Gondarém, concelho de Vila Nova de Cerveira, distrito de Viana do Castelo, também devido a um incêndio. A mesma fonte acrescentou que a circulação no IC 1 foi reaberta por volta das 4h.

A página da Autoridade Nacional de Protecção Civil, actualizada às 8h20, indica estar em curso um incêndio em mato que começou às 6h42 na localidade de Jovim, freguesia de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim. De acordo com a ANPC, aquele fogo está a ser combatido por 12 homens e três meios terrestres.

A ANPC aponta ainda a existência de outro incêndio na mesma freguesia de Gondomar, mas na localidade de Valbom. O vento forte que se fez sentir durante a noite e que vai manter-se ao longo do dia levou a reacendimentos nos incêndios de Águeda, Arouca e Vila Nova de Cerveira, onde foram retiradas pessoas de aldeias, revelou o adjunto de operações da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Carlos Guerra.