Parte da A41 cortada por causa do fogo

Uma faixa da auto-estrada foi cortada em Nogueira da Regedoura, no concelho de Santa Maria da Feira.

Foto
O distrito de Aveiro é um dos mais atingidos pelos fogos nesta segunda-feira Dato Daraselia

A via da direita da auto-estrada 41 foi cortada, pelas 11h desta segunda-feira, em Nogueira da Regedoura, concelho de Santa Maria da Feira, devido a um incêndio naquela localidade, informou fonte da GNR local. "Foi feito um corte da via da direita na A41 em Nogueira da Regedoura, em direcção a Espinho, porque o fogo estava muito próximo da estrada", disse à Lusa fonte do Destacamento de Trânsito da GNR de Santa Maria da Feira.

Este incêndio em "povoamento florestal" do distrito de Aveiro está a ser combatido por 19 homens apoiados por cinco viaturas, indica a página da internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), actualizada às 11h30. A A41 é também conhecida como CREP - Circular Regional Exterior do Porto e liga Matosinhos a Espinho.

O distrito de Aveiro é um dos que mais incêndios registava àquela hora, com 18 incêndios rurais "em aberto", mobilizando 649 operacionais, 202 meios terrestres e seis meios aéreos.

Já o distrito do Porto, onde esta madrugada, pela primeira vez, foi accionado o plano de emergência, continua a reunir o maior número de fogos em curso, com 27 incêndios "em aberto", envolvendo 432 homens, 131 meios terrestres e três meios aéreos.

No distrito de Viana do Castelo, oito fogos são combatidos por 189 bombeiros, 62 meios aéreos e três meios aéreos. O incêndio que começou no domingo às 17h59 na freguesia de Covas, em Vila Nova de Cerveira, está circunscrito, informou esta segunda-feira a câmara local.

Em comunicado enviado à Lusa aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou que as chamas, que tiveram origem no concelho vizinho de Paredes de Coura, afectaram sobretudo os lugares de Ledo e Vilarinho. "Não arderam quaisquer habitações. O fogo não chegou a estar próximo de habitações graças à pronta intervenção dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, que contaram com o apoio da população, e ao trabalho de prevenção realizado no último ano na criação de acessos florestais", sublinhou o município.

Segundo a página da ANPC, consultada pelas 11h28 no local estão 74 operacionais, apoiados por 27 viaturas e um meio aéreo.

Em Ponte de Lima, fonte da Câmara Municipal contactada pela Lusa revelou que o incêndio que deflagrou no domingo na freguesia Gemieira e se estendeu a Ribeira "está em fase de rescaldo, não tendo sido afectadas habitações". A mesma fonte adiantou que as chamas afectam agora a freguesia de Cabração.

No distrito de Braga, oito fogos mobilizam 189 operacionais, 189 meios terrestres e três meios aéreos.

Quanto às "ocorrências importantes", designação atribuída a incêndios rurais "de duração superior a três horas e com mais de 15 meios de protecção e socorro envolvidos", a ANPC destacava seis, nos distritos de Aveiro (dois), Guarda (dois), Viana do Castelo e Braga.