14 pessoas assistidas no "Andanças" com sintomas de gastroenterite

Os 14 casos, sem gravidade, foram registados pelos profissionais de saúde que estão no “Andanças” desde segunda-feira, dia em que abriu o festival.

Foto
Catarina Serrazina, da organização do “Andanças”, afirmou que os promotores do festival estão “atentos” a este tipo de situações, “não havendo motivos para alarme” (foto da edição de 2014) António Carrapato

Catorze pessoas, incluindo uma grávida, foram assistidas esta semana no serviço de saúde instalado no festival “Andanças”, em Castelo de Vide, Portalegre, com sintomas de gastroenterite, revelou à agência Lusa fonte hospitalar.

De acordo com o enfermeiro director da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), António José Miranda, a grávida foi assistida nesta sexta-feira, por precaução, no hospital de Portalegre, observada pela urgência obstétrica, e já teve alta.

O serviço de saúde instalado pela ULSNA no recinto do festival é composto por vários profissionais da unidade, incluindo pediatras.

Os 14 casos, sem gravidade, foram registados pelos profissionais de saúde que estão no “Andanças” desde segunda-feira, dia em que abriu o festival, indicou o mesmo responsável, frisando que estas situações “são anualmente frequentes no decorrer do festival”.

“Vamos continuar atentos. A unidade de saúde pública está no terreno e vão ser feitas análises para apurar se houve alguma causa comum relativamente a estas pessoas”, acrescentou.

Contactada pela Lusa, Catarina Serrazina, da organização do “Andanças”, afirmou que os promotores do festival estão “atentos” a este tipo de situações, “não havendo motivos para alarme”.

“A organização está atenta, temos uma equipa médica no terreno e uma equipa epidemiológica que estão a fazer o acompanhamento”, disse.

Na quarta-feira à tarde, um incêndio que deflagrou num dos parques de estacionamento do evento destruiu mais de 400 viaturas, mas não causou danos pessoais.

No total, a GNR registou 444 participações referentes a veículos destruídos ou danificados parcialmente no incêndio.

A 21.ª edição do “Andanças” — Festival Internacional de Danças Populares decorre, desde segunda-feira e até domingo, numa área de 28 hectares nas margens da albufeira de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide. O festival é promovido pela Pédexumbo — Associação para a Promoção da Música e Dança.