Obama diz que "Brexit" accionou o botão de pausa da integração europeia

"Não vai haver nenhum cataclismo" com a saída do Reino Unido da UE, assegurou o Presidente norte-americano.

Foto
Barack Obama e o botão de pausa da UE AFP/Brendan Smialowski

O referendo britânico teve o efeito de accionar o “botão de pausa no projecto de integração europeia”, considerou o Presidente norte-americano Barack Obama, em entrevista à National Public Radio (NPR), em que alertou contra sentimentos de histeria após o “Brexit”.

“Tem havido um pouco de histeria, como se a NATO tivesse acabado, a aliança transatlântica se estivesse a dissolver, e cada país estivesse a refugiar-se no seu canto. Não é isso que está a acontecer”, sublinhou Obama.

O resultado do referendo britânico foi “uma reacção ao crescimento muito rápido da UE, que provavelmente estava a crescer rápido demais e sem o consenso de que necessitaria. Este será o momento para toda a Europa respirar fundo e pensar no que fazer com as identidades nacionais, como preservar os benefícios da integração e como lidar com as frustrações que os eleitores estão a sentir", analisou o Presidente norte-americano.

De resto, não espera que ocorram “mudanças cataclísmicas”. Os Estados Unidos e a Europa mantêm-se interessados em cooperar internacionalmente “sobre o Médio Oriente, sobre uma Rússia novamente agressiva, e sobre o estabelecimento de regras e normas que nos têm servido tão bem”, sublinhou. 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários