Portugal passa a fase de grupos com três vitórias, diz a Microsoft

Empresa desenvolveu algoritmo que analisa os cenários mais prováveis face ao histórico de cada selecção.

Foto
O jogo mais fácil deverá ser contra a Hungria, onde a selecção portuguesa recolhe mais favoritismo MIGUEL VIDAL/Reuters

Depois de o polvo Paul se ter tornado o símbolo do Mundial 2010, graças às suas "previsões" quanto aos resultados dos jogos realizados na África do Sul, chega um novo adivinho. Menos molusco, mais cálculo de probabilidades, este ano é a Microsoft que avança com as previsões de resultados dos jogos do Euro 2016. Para Portugal o cenário parece positivo: segundo os cálculos da empresa, a equipa das “quinas” passa a fase de grupos com três vitórias.

A previsão é feita com base em análise de big data, isto é, de um elevado número de dados recolhidos pela Microsoft que consideram os resultados de jogos anteriores e informações recolhidas e publicadas nas redes sociais e na Internet.

Segundo a tecnologia utilizada, Portugal vence a Islândia com base no número de golos de ambas as equipas nos últimos jogos. Para mudar este resultado, a Islândia terá de manter os contadores no zero e resistir a nove tentativas de golo por parte da equipa de Fernando Santos.

De acordo com as estimativas da Microsoft, o jogo com a Islândia – que tem um adepto em particular que já avisou Cristiano Ronaldo das consequências da vitória – ficará resolvido com a diferença de um golo. O mesmo acontecerá, segundo a ponderação dos dados analisados, nos restantes jogos da fase de grupos.

O algoritmo apresenta ainda a probabilidade de cada equipa vencer os respectivos encontros. Nos três jogos da primeira fase, o jogo mais favorável a Portugal será contra a Hungria, a 22 de Junho. Neste jogo, Portugal tem 64% de hipóteses de derrotar a equipa adversária. O favoritismo equilibra com a Islândia, em que as hipóteses de Portugal, apesar de se manterem favoráveis, descem para 59%. Com a Áustria, são 55%.

A eficácia (ou não) da ferramenta pode ser testada já esta sexta-feira, com o jogo de abertura do campeonato europeu. Segundo a Microsoft, a selecção francesa, que recebe o Euro 2016, irá derrotar a Roménia, por uma bola de diferença. Segundo as estimativas, a selecção francesa tem uma hipótese de ganhar inferior a 10%, contra uns confortáveis 70% da equipa francesa, campeã europeia pela última vez em 2000.

Do aquário de Oberhausen, na Alemanha, o polvo Paul acertou em todos os resultados da selecção alemã e antecipou a vitória de Espanha no Mundial. Com a Microsoft as previsões serão actualizadas 48 horas antes de cada jogo, caso se registem mudanças como uma lesão de última hora.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários