Vem aí chuva e descida de temperatura

Esta terça-feira os termómetros voltam a baixar e estão previstos aguaceiros, especialmente nas regiões do Norte e Centro. Para segunda-feira há cuidados a ter com os raios ultravioleta.

Foto
Chuva tem regresso marcado para a manhã de terça-feira Rui Soares/PÚBLICO

A chuva regressa terça-feira a Portugal continental, prevendo-se também uma descida da temperatura máxima da ordem dos 4 a 5 graus Celsius, disse à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues. De acordo com a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para esta segunda-feira não está prevista ocorrência de precipitação, apenas nebulosidade alta, em especial nas regiões do Norte e do Centro.

"Em relação a esta segunda-feira, prevê-se também uma subida da temperatura máxima e da mínima. Terça-feira temos a passagem de um sistema frontal que vai trazer a precipitação, em especial nas regiões do Norte e Centro, a partir da manhã. Começa no Minho e Douro Litoral e estende-se às regiões do Norte e Centro", adiantou. 

"Na terça-feira temos 19 graus para o Porto, 21 para Lisboa e 23 para Faro. As temperaturas descem uns 4 a 5 graus, em especial no Norte e no Centro. As mínimas variam entre os 5 e os 8 graus nas regiões do interior e 10 e 11 graus no litoral, sendo que na terça-feira sobem 4 a 5 graus", declarou.

De acordo com o IPMA, a passagem da depressão a Oeste do continente vai trazer alguma precipitação nos próximos dias, principalmente no Norte e Centro. A previsão aponta ainda para uma pequena descida da temperatura mínima e subida da máxima. 

Na Madeira, estão previstos períodos de céu muito nublado e vento fraco, tornando-se moderado do quadrante oeste a partir do meio da tarde. Para o grupo ocidental (Flores e Corvo), os técnicos prevêm períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros, geralmente fracos e vento oeste forte com rajadas até 75 quilómetros por hora, rodando para noroeste e tornando-se muito fresco. No grupo central (Graciosa, São Jorge, Terceira, Pico e Faial), estão previstos períodos de céu muito nublado, com abertas, aguaceiros e vento oeste moderado a fresco, com rajadas até 55 quilómetros por hora, rodando para noroeste.

Para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) prevê-se períodos de céu muito nublado, com boas abertas a partir da manhã, aguaceiros, mais frequentes durante a madrugada e manhã e vento oeste moderado a fresco com rajadas até 55 quilómetros por hora, rodando para noroeste.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 11 e 26 graus Celsius, no Porto entre 10 e 22, em Vila Real e Viseu entre 8 e 23, em Bragança entre 5 e 21, na Guarda entre 7 e 18, em Coimbra entre 10 e 25, em Castelo Branco entre 11 e 24, em Santarém entre 09 e 28, em Évora entre 10 e 28, em Beja entre 11 e 29, em Faro entre 16 e 25, no Funchal entre 19 e 24, em Ponta Delgada e na Horta entre 16 e 20 e em Santa Cruz das Flores entre 15 e 19.

Índice de raios ultravioleta "muito altos"

Antes da chuva, o sol. Quase todas as regiões do país apresentam esta segunda-feira risco "muito alto" de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou IPMA, na sua página da Internet.

De acordo com o instituto, em risco "muito alto" de exposição à radiação UV estão as regiões de Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo Viseu, Vila Real, Santa Cruz das Flores (Açores).

A excepção, segundo o IPMA, vai para Évora, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada (Açores) com risco "alto", e Portalegre com níveis "moderados".

Para as regiões com níveis "muito alto", o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é "baixo", 3 a 5 ("moderado"), 6 a 7 ("alto"), 8 a 10 ("muito alto") e superior a 11 ("extremo").

Sugerir correcção
Comentar