Fundação Aga Khan investe dez milhões em cooperação científica
Os destinatários são países africanos de expressão oficial portuguesa.
É assinado nesta tarde de quinta-feira no Ministério dos Negócios Estrangeiros o acordo de Cooperação Científica e Tecnológica entre a rede Aga Khan para o Desenvolvimento e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Em dez anos, é assegurado um financiamento de dez milhões de euros do Imamat Ismaili na dinamização da agenda Ciência Global com países africanos de expressão portuguesa.
As investigações incidem sobre segurança alimentar, biodiversidade, desenvolvimento na infância, habitat, sistemas de energias renováveis, acolhimento de migrantes, a sociedade civil e o pluralismo.
O acordo destina-se a promover a cooperação académica, científica e tecnológica com países e regiões em desenvolvimento através do trabalho de investigadores reputados e emergentes, cabendo à FCT a gestão administrativa das bolsas.
Este acordo enquadra-se no âmbito das relações diplomáticas entre o Imamat Ismaili e o Governo português, cujos principais passos anteriores foram a celebração de dois protocolos de cooperação, em 2005 e 2008, e os acordos de 2009 e 2015, este último com vista ao estabelecimento da sede do Imamat Ismaili em Portugal.