Programas de Estabilidade e Reformas aprovados quinta-feira ao fim da tarde
A apertada agenda do primeiro-ministro empurra o Conselho de Ministros para o fim da tarde de quinta-feira
A aprovação final pelo Governo do Programa de Estabilidade e do Programa Nacional de Reformas decorrerá em Conselho de Ministros marcado para quinta-feira ao final da tarde. A decisão de adiar para o final da tarde a reunião semanal do Governo, que normalmente ocorre às quintas de manhã, foi motivada pela agenda do primeiro-ministro, António Costa.
Assim, de manhã o primeiro-ministro faz a apresentação final dos dois documentos à Comissão Permanente de Concertação Social. Uma sessão que só se realiza depois do debate parlamentar de quarta-feira à tarde, respeitando assim o privilégio da discussão política que o António Costa anunciou. Refira-se que o debate de quarta-feira à tarde, é protagonizado pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, e pelo ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.
Durante a tarde de quinta-feira, o primeiro-ministro irá à Assembleia da República para o debate quinzenal que antecipou de sexta-feira, devido à deslocação oficial que o chefe do Governo faz aos Açores entre 29 de Abril e 1 de Maio. Terminado o habitual debate quinzenal, António Costa participará no encontro semanal com o Presidente da República.
Só depois de conversar com Marcelo Rebelo de Sousa é que Costa vai presidir à reunião em que se dará a aprovação final dos documentos que terão de ser entregues à Comissão Europeia até ao fim de Abril.