Portugal vai propor quotas para o leite e carne de porco
Propostas serão feitas em Bruxelas na próxima semana.
A criação de quotas de produção com apoios a essa restrição para os sectores do leite e da carne de porco são algumas das propostas que Portugal vai defender na segunda-feira em Bruxelas, antecipou o ministro da Agricultura.
Capoulas Santos, que se reúne na segunda-feira com os seus homólogos dos países da União Europeia, disse à agência Lusa que vai propor o "estabelecimento de um regime de quotas de produção" que, no caso do sector leiteiro, ao limitar a produção, permitiu nas últimas décadas manter os preços equilibrados".
O governante adiantou que vai defender apoios acrescidos à armazenagem, limiares de preços para produtos como o leite em pó e a manteiga e outras medidas temporariamente limitadoras da produção, como a redução do número de fêmeas reprodutoras no sector da carne de porco, e apoios à produção por cabeça de gado.
Entre os sete dos 27 estados-membros que apresentaram propostas, Portugal defende que a União Europeia negoceie, no plano político, para que seja levantado o embargo russo aos produtos europeus.
"As exportações para a Rússia estão há vários meses bloqueadas e os russos são grandes clientes de carne de porco e produtos lácteos da União Europeia e essa tem sido uma das razões que tem provocado a inundação do mercado interno e a consequente pressão negativa sobre os preços", recordou o ministro.
Capoulas Santos defendeu ainda que quaisquer ajudas para ambos os sectores terão de passar por "medidas comunitárias", mas "admitiu adoptar outras medidas" no plano nacional. Uma delas consta das propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2016 e passa por uma redução em 50% dos pagamentos à Segurança Social desses trabalhadores a partir de Abril e até Dezembro.