Há 44 animais maltratados por mês em Portugal
Mais de 700 crimes foram registados pela GNR desde que a lei que criminalizou os maus-tratos a animais entrou em vigor, em Outubro de 2014.
Mensalmente, a GNR regista uma média de 44 crimes e mais de 300 denúncias de maus-tratos infligidos a animais de companhia. Estes dados constam de um comunicado lançado esta quinta-feira pela comando-geral da GNR e referem-se ao último ano e meio, após a entrada em vigor da lei que criminaliza os maus-tratos a animais.
Segundo os mesmos dados, a GNR registou 5129 denúncias (cerca de 11 por dia) e 709 crimes (média de 44 por mês) por maus-tratos a animais. No que respeita a contra-ordenações foram instauradas 7734, cerca de 16 por dia, essencialmente por “falta de chip de identificação, vacinação e condições higieno-sanitárias”, pode ler-se no mesmo documento.
Contactado pelo PÚBLICO, o major Ricardo Alves precisou que, dos 709 crimes registados, 206 são por abandono e os restantes 503 por maus-tratos. O distrito de Lisboa foi aquele onde se registaram mais denúncias, 1336. Em sentido oposto, com menor número de denúncia, 23, ficou Bragança. No que respeita a contra-ordenações, os Açores registam o número mais elevado, 811. No outro extremo, o distrito de Évora assistiu apenas a 112 contra-ordenações.
Em comunicado, a GNR recordou ainda que tem “disponível 24 horas/dia e com cobertura de todo o território nacional (continente e regiões autónomas) a linha “SOS Ambiente e Território””, através da qual os cidadãos têm a possibilidade de denunciar situações que representem violação da Legislação Ambiental e/ou Animal.
Texto editado por Álvaro Vieira