Presidente de Moçambique na posse de Marcelo

Serão dois os convidados estrangeiros à tomada de posse do novo Presidente da República.

Foto
Filipe Nyusi, Presidente de Moçambique DR

Filipe Nyusi, Presidente de Moçambique, é o único chefe de Estado estrangeiro que estará na cerimónia de tomada de posse, na próxima quarta-feira, de Marcelo de Rebelo de Sousa como Presidente da República. Segundo o PÚBLICO apurou, já estão fechados os convites pessoais do Presidente eleito a personalidades estrangeiras.

A presença em Lisboa, na próxima semana, do Presidente Nyusi traduz as boas relações que Marcelo mantém com Moçambique, país onde se deslocou habitualmente para dar aulas na universidade. Foi, aliás, numa dessas presenças em Maputo, que conheceu o embaixador português, José Augusto Duarte, a quem convidou para seu assessor diplomático em Belém.

Para além do Presidente moçambicano, também estará na tomada de posse de quarta-feira o presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker. O convite partiu de Marcelo Rebelo de Sousa, tendo sido divulgado em Bruxelas que, no mesmo dia em que toma posse o 20º Presidente da República de Portugal, Juncker também manterá um encontro na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento, com António Costa. Serão, pois, dois os convidados estrangeiros e pessoais de Marcelo.

Entretanto, segundo a edição online do Expresso, Pedro Mexia foi convidado para consultor do novo Presidente na área da cultura. Jornalista, na actualidade colaborador do Expresso e comentador do painel do Governo Sombra, Mexia foi director da Cinemateca. Do mesmo modo, Miguel Nogueira de Brito trabalhará em Belém na assessoria jurídica e Luís Ferreira Lopes, jornalista da SIC responsável pelo programa Sucesso.pt sobre negócios que enfrentavam a crise, será assessor na área das empresas e inovação.

Sugerir correcção
Comentar