Socialistas dividem-se entre o orçamento e a valorização do território
Jornadas Parlamentares do PS arrancam hoje em Vila Real com visitas a 10 concelhos do distrito.
São as primeiras jornadas parlamentares do PS com António Costa como primeiro-ministro. Nas vésperas do debate e aprovação na generalidade do Orçamento do Estado (OE), os deputados socialistas reúnem-se esta sexta-feira e sábado num hotel em Vila Real nas jornadas parlamentares que têm como tema a Valorizar o Território, Relançar a Economia.
Sem António Guterres, que, curiosamente, marcou presença nas jornadas parlamentares do PSD, o painel contará sobretudo com a participação de deputados e ministros do actual Governo, como Eduardo Cabrita, Mário Centeno, Pedro Marques e Manuel Caldeira Cabral. O primeiro-ministro e secretário-geral do PS estará presente no sábado no encerramento das jornadas.
Pedro Nuno Santos, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e líder da distrital de Aveiro, reservou estes dois dias para ir a Vila Real acompanhar o debate. Os deputados do Parlamento Europeu, Carlos Zorrinho, Pedro Silva Pereira e Maria João Rodrigues foram convidados para intervir. Os primeiros falam no primeiro dia. Já a ex-ministra da Qualificação e Emprego do primeiro Governo de António Guterres fará uma intervenção no sábado, no âmbito do painel Orçamento do Estado/Crescimento Económico, Investimento e Contas Públicas Saudáveis.
Segundo revelou ao PÚBLICO fonte do gabinete do presidente do grupo parlamentar, as jornadas arrancam com visitas a 10 concelhos do distrito. Uma delegação de cerca de 70 deputados visitará instituições, empresas, organizações locais, zonas danificadas pelo recente temporal e projectos inovadores na área do ambiental e da saúde. Depois da sessão oficial de abertura, realiza-se o primeiro painel das jornadas, com intervenções do ministro-adjunto do primeiro-ministro, Eduardo Cabrita, e do ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, a que se junta o ex-ministro de José Sócrates, Pedro Silva Pereira. O debate centra-se na Valorização do Território e Inovação/As Políticas para o Interior e para as Cidades.
A escolha do tema das jornadas - diz o ministro-adjunto do primeiro-ministro, Eduardo Cabrita - tem a ver com as prioridades do Governo, que aposta numa estratégia de descentralização. “É preciso voltar a colocar na agenda a dimensão territorial das políticas públicas”, diz o governante, apontando as “várias frentes” que é preciso considerar. Uma dessas frentes - sublinha Eduardo Cabrita - “é a dinamização do crescimento criador de emprego através de uma boa utilização dos fundos estruturais”. A segunda frente passa por uma “estratégia de descentralização onde a prioridade é a valorização do interior do país”, declara o ministro, vincando que foi já criada uma Unidade de Missão para o interior.
O presidente do grupo parlamentar, Carlos César, intervém esta sexta-feira na abertura dos trabalhos e no encerramento, antes do secretário-geral, António Costa.