Alemanha recebeu mais de um milhão de refugiados este ano

Números caíram muito em Dezembro.

Foto
Uma das imagens do ano: a selfie de Angela Merkel com um refugiado BERND VON JUTRCZENCKA/AFP

O número de refugiados que entrou na Alemanha este ano utrapassou o milhão de pessoas: pelo menos 1.090.000 pedidos de asilo foram registados no sistema EASY até Dezembro, noticiou o jornal Saechsische Zeitung, citando números que ainda não são oficiais.

Um porta-voz do Ministério do Interior de Berlim não confirmou ainda a notícia. O jornal diz que os números de Dezembro caíram bastante em relação aos que se estavam a registar – 125 mil, quando em Novembro atingiram 206 mil – e isso confirma o que já disse o ministro, Thomas de Maizière.

Este ano, a Alemanha recebe um número de refugiados mais de cinco vezes superior ao de 2014, que se ficou pelos 200 mil. Este volume excepcional é alimentado pela guerra na Síria e a falta de um horizonte de paz naquele país do Médio Oriente. Os campos de refugiados nos países vizinhos tornaram-se becos sem saída.

Os 16 estados federais alemães esperam gastar 17 mil milhões de euros no próximo ano para lidar com a crise dos refugiados, avançou outro jornal.

O Governo da chanceler Angela Merkel está também a pôr em prática medidas para tentar acelerar as deportações daqueles a quem é recusado o pedido de asilo e a esforçar-se para que os restantes países da União Europeia partilhem algum do fardo – o que tem dado muito poucos resultados, até agora.

O ministro do Interior rejeitou, no entanto, a exigência dos aliados bávaros da CSU de proibir a entrada de refugiados ou imigrantes na Alemanha que não tivessem documentos válidos.