Vhils é a personalidade do ano para a imprensa estrangeira

A Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP) considera que o artista foi quem mais contribuiu durante este ano para levar o nome do país ao exterior.

Fotogaleria
A pulsão criadora, sendo livre, é modificadora: na imagem, uma obra de VHILS/Alexandre Farto
Fotogaleria
A pulsão criadora, sendo livre, é modificadora: na imagem, uma obra de VHILS/Alexandre Farto miguel manso

O artista Vhils foi escolhido pela imprensa estrangeira sediada em Portugal como a personalidade portuguesa este ano, anunciou esta terça-feira a Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP).

"O artista vai receber o Prémio Martha de la Cal da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal por ter sido considerado o português que mais contribuiu durante este ano para levar o nome do país ao exterior", refere a entidade.

Vhils vai receber o vigésimo sexto Prémio Personalidade do Ano Martha de la Cal da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal.

Transformar a paisagem urbana degradada num espaço de diálogo sobre a condição humana é o que marca os rostos escavados por Vhils - nome adoptado por Alexandre Farto - nas paredes, em obras de arte que realizou não apenas em Lisboa, Porto e Aveiro, mas também em Nova Iorque, Moscovo, Londres, Los Angeles e Bogotá, entre outras cidades, refere a AIEP.

O percurso artístico começou em 1988, com apenas 11 anos, na região do Seixal, realizando grafites nas paredes e em comboios. Tecnicamente, o grande salto ocorreu em 2011, quando desenvolveu a técnica de baixos-relevos que o tornou conhecido.

Criado em 1990, o galardão atribuído a Vihls reconhece o mérito de pessoas ou instituições que mais fizeram pelo nome do país no estrangeiro.

A escolha é realizada através de votação pelos cerca de 60 membros da associação, jornalistas acreditados em Portugal que trabalham para meios de comunicação estrangeiros.